Geral

Viagem técnica oficial traz novidades da Itália

Foto: João Manoel Neto

Foto: João Manoel Neto

O prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, o presidente da Câmara de Vereadores, Alberto Ranacoski, e o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Giliard Cesconetto Gava, prestaram contas nesta segunda-feira (10) da viagem técnica oficial que fizeram à Itália de 18 de fevereiro a 4 de março. Além de reatar os laços entre Nova Veneza e Itália, eles encaminharam novas parcerias, principalmente, na parte de meio ambiente, gastronomia e cultura.

Na cidade de Conegliano, eles realizaram visita técnica sobre a coleta seletiva de lixo na empresa Savno, responsável pela coleta e destinação final do lixo. “Ficamos impressionados com a disciplina e o modo como tudo funciona, muitas vezes, sem o auxílio humano”, explica o prefeito. Ele antecipa que o objetivo é iniciar este ano o processo de coleta seletiva na cidade através da educação e conscientização da população.

Já na Escola Alberghiera de Longarone, que atua na preparação de cozinheiros e recepcionistas e camareiros de hotéis, e com o presidente da Associação Veneziani Nel Mondo, Bruno Moretto, a comitiva de Nova Veneza encaminhou a vinda de uma escola de gastronomia italiana para a região sul de Santa Catarina. “Vamos começar a fazer os trâmites legais. Queremos ser a cidade mais italiana do Brasil nos próximos anos”, comenta o secretário de cultura, esporte e turismo, Giliard Cesconetto Gava.

A primeira conquista prática da viagem oficial a Itália acontece no próximo final semana, com a vinda da irmã Miriam Castelli a Nova Veneza para lançar o livro em português do Papa João Paulo II, com participação e cobertura da TV RAI, em parceria com o COMVESC – Comitato Vêneto de Santa Catarina. “Nós ainda estivemos em reunião oficial do Rotary Clube de Caravaggio, para tentarmos reativar os laços de amizade com o Rotary do Distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, através de um intercâmbio”, pontua o presidente da Câmara de Vereadores, Alberto Ranacoski.

Eles também destacam a discussão sobre parcerias empresariais ítalo-brasileiras com o presidente da Associação Comercial da Província de Belluno, Oscar de Bona, e com o consórcio de leite e queijo Lattebusche. “Os italianos estão prontos para investir no Brasil, e acreditamos muito que essa visita de Nova Veneza trará bons frutos”, antecipa o prefeito. “Foi uma viagem extremamente positiva, e a população vai acompanhar as conquistas acontecerem nos próximos meses. Muitas coisas ainda não divulgamos, porque estamos esperando que a parte burocrática esteja concluída”, finaliza Evandro Gava.
 
Colaboração: João Manoel Neto