Geral

Vigilância em Saúde presta esclarecimentos sobre varicela

Foto: Arquivo/Decom

Foto: Arquivo/Decom

A varicela, conhecida popularmente como catapora, é uma doença causada por um vírus cuja disseminação ocorre muito facilmente. É comum ouvir falar em epidemia ou surto de catapora em ambientes fechados como escolas, creches, pelo fato de o vírus ser transmissível através do ar. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, esclarece dúvidas da população sobre a doença e o tratamento.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Joice Savi, a média anual esperada em Criciúma é de 575 casos por ano. Até o momento foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) 174 casos da doença desde o início do ano. “No mês de setembro notificamos 35 casos. No mesmo mês, em 2013, foram 57. Em maio deste 2014, Criciúma começou a disponibilizar a vacina tetraviral, para crianças na faixa etária de 1 ano, protege as crianças contra a varicela e outras doenças, portanto se espera que a partir de 2015 a incidência da doença diminua consideravelmente”, detalhou Joice.

Por se tratar de uma doença transmissível, surtos podem ocorrer a qualquer época do ano, mas os estudos mostram que a incidência aumenta no fim do inverno, persistindo durante toda a primavera e diminuindo apenas no verão.

A partir do início dos sintomas, as orientações são:

– Procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para consulta médica e diagnóstico do caso;

– evitar automedicação;

 – manter cuidados básicos de higiene com banhos diários, corte limpeza de unhas;

– manter ambientes ventilados e arejados;

– não coçar e/ou perfurar as vesículas;

– afastar-se por dez dias de atividades como escolas, creche, trabalho, a partir do início dos sintomas;

– evitar contato do doente com gestantes.

Cabe ainda ressaltar que a grande maioria dos casos evolui de forma benigna, porém os cuidados devem ser mantidos, para prevenção de complicações e óbitos.

Colaboração: Milena dos Santos/Diretoria Executiva de Comunicação