Geral

Vigilância Sanitária apreende mais 150 caixas de remédios irregulares em Criciúma

Aproximadamente 400 caixas já haviam sido recolhidas na semana passada

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

A fiscalização continuou e a vigilância sanitária de Criciúma apreendeu, nesta quinta-feira (6), mais 150 caixas de remédios antibióticos comercializados de forma irregular, no centro da cidade. A ação ocorreu em conjunto com Conselho Regional de Farmácia (CRF/SC). Na semana passada, o órgão apreendera aproximadamente 400 embalagens de medicamentos.

De acordo com a fiscal sanitarista, Paula Zappelini, responsável pela inspeção, elas continuarão e todos aqueles que não estiverem com os medicamentos regularizados junto ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) serão notificados e os remédios recolhidos.

“Mesmo os responsáveis já cientes de que estávamos passando, continuamos encontrando remédios irregulares nas drogarias da cidade. Acredito que ainda vamos encontrar mais porque recolheremos todos anormais”, pontuou Paula. São considerados irregulares aqueles que não estão credenciados no SNGPC, que segundo a fiscal, não significa que são falsos ou podem prejudicar a saúde. “Corre-se ainda o risco destes remédios estarem sendo vendidos sem receita, o que é proibido”, acrescentou.

A Polícia Federal será notificada novamente sobre a apreensão. Os remédios serão doados à Farmácia Solidária, localizada na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) junto à maioria das caixas que foram recolhidas na última semana, exceto àquelas que foram encontradas no fundo falso.

Colaboração: Matheus Reis/Decom PMC