Geral

Vigilância Sanitária interdita Farmácia Solidária

Estabelecimento não apresentava as condições mínimas para o cumprimento das boas práticas farmacêuticas

A Vigilância Sanitária de Içara interditou hoje (10) a Farmácia Solidária, situada no centro da cidade. A medida foi tomada devido às irregularidades encontradas para o seu funcionamento. Até que não sejam regularizados os documentos exigidos pelo departamento, o estabelecimento deve permanecer fechado.

Entre as irregularidades, conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Clair da Silva, a farmácia não apresentava as condições mínimas para o cumprimento das boas práticas farmacêuticas, para o controle sanitário do funcionamento da dispensa de medicamentos; estrutura física adequada e alvará sanitário válido. “Não possuíam o SNGPC – Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, o AFE – Autorização de Funcionamento de Empresa, junto a Anvisa, como também a farmacêutica não possui registro na Vigilância Sanitária. Já havíamos notificado e o problema vinha se prolongando há dois anos. A determinação foi dada pela Secretaria da Saúde para que não fosse mais postergado”, explica Silva.

O município paga o aluguel e disponibiliza uma farmacêutica para a Farmácia Solidária. “Recebi uma queixa da Vigilância Sanitária dando conta de que havia na farmácia remédios controlados e vencidos e não havia nenhum controle dos medicamentos e da saída deles. É um órgão de responsabilidade da secretaria, por isso não podemos deixar que funcione desta maneira. Não podemos nos responsabilizar, visto, por exemplo, que o atendente não é nosso funcionário”, diz o secretário de Saúde, Lauro Nogueira.

Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI