Geral

Vigília pelos mortos de AIDS: Içara em destaque nacional

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

Após aderir a agenda de atividades da Pastoral Nacional da AIDS, neste ano, o município de Içara por meio dos trabalhos realizados pela secretaria de Saúde, Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas e Programa DST/HIV/AIDS recebeu destaque nacional por fazer parte da vigília pelos mortos de AIDS realizada no mês de maio.

A proposta visa um momento de sensibilização da população para a realidade da epidemia e também em memória de quem faleceu com HIV. Na edição deste ano a parceria dos programas DSTs e Hepatites Virais de todo o país também focaram o diagnóstico precoce disponibilizando testes rápidos durante o evento totalizando em Içara 350 exames.

“O objetivo da ação foi solidarizar com os que já morreram pela doença e seus familiares. As igrejas serão nossas parceiras na difusão sobre a importância do diagnóstico precoce com a realização dos exames. Hoje ainda existe um grande preconceito contra quem vive com o HIV. Temos que superá-lo”, explica a psicóloga e coordenadora do programa, Samira Abdenur. 

Na região sul, Içara é a cidade pioneira na prevenção à doença. Essa posição levou outros municípios a procurarem o Programa Municipal para conhecerem os trabalhos realizados e levar às suas cidades ações semelhante. Segundo dados do programa DST/HIV/AIDS são 470 portadores identificados e em tratamento em Içara.

“Contribuir com as ações realizadas em outros municípios nos dá a certeza de que o trabalho efetivado pelo poder público está no caminho certo. Vamos colaborar que mais pessoas sejam conscientizadas e sensibilizadas sobre o assunto e para que menos pessoas morram de AIDS”, enfatizou Samira.

Colaboração: Alexandra Cavaler