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Vinícolas se preparam para a 15ª Festa do Vinho

Pertencentes à Associação ProGoethe, vinícolas esperam receber milhares de visitantes durante o evento, que acontece entre 6 e 10 de agosto, em Urussanga

Foto: Samira Pereira

Foto: Samira Pereira

A Festa do Vinho fará jus ao nome e levará aos visitantes aquilo que de melhor as uvas podem proporcionar: vinhos, de diferentes sabores e aromas, em especial da variedade Goethe, produzida com exclusividade na região Sul do Estado. Para isso, as empresas produtoras estão trabalhando de forma intensa no intuito de dar conta da demanda e de atender aos milhares de visitantes durante a festa, que acontece em Urussanga, entre 6 e 10 de agosto. As seis vinícolas que fazem parte da Associação ProGoethe preparam uma série de novidades, além de levarem ao Parque Municipal os produtos já conhecidos pelo grande público.

Conforme o presidente da Associação, Renato Damian, para as empresas integrantes do projeto (Vinícolas Mazon, De Noni, Trevisol, Felippe, Urussanga e Quarezemin), este é o momento anual de maior importância, já que divulga não apenas a cidade e a cultura italiana, mas também a grande variedade de vinhos produzidos na região. “Esta vai ser a primeira edição onde alguns dos vinhos estarão com o selo de Indicação de Procedência Geográfica. As pessoas que experimentarem tais opções com certeza terão à disposição um produto de extrema qualidade, que passou pelo conselho regulador e por uma banca degustadora”, informa Damian.

No ano passado, as seis vinícolas que integram a Associação receberam o selo em algum dos seus produtos. “Em toda safra é feita uma nova avaliação, e isso confere qualidade anual às bebidas”, comenta. Neste ano, as amostras já foram recolhidas e deverão passar por análises para ver se continuam sendo merecedoras do selo. “Nosso produto é único, e deve, sim, ser reconhecido. É impressionante a quantidade de pessoas que vêm de fora e nos procuram porque leram sobre o Goethe na Internet, assistiram na televisão ou em algum periódico. Os apaixonados por vinho viajam muito, por isso rotineiramente temos alguns por aqui”, expõe Damian.

De acordo com ele, a Festa do Vinho, além de divulgar a localização dos Vales da Uva Goethe e os produtos fabricados na região, também serve para testar a aceitação do público com relação a determinados produtos. “As empresas levam as bebidas para o parque e lá veem se elas têm boa saída ou não. A festa é um excelente termômetro para isso”, comenta o presidente da ProGoethe.

Últimos meses são de trabalho intenso

Os meses que antecedem a Festa do Vinho são de preparação para as vinícolas. Entre elas, a Trevisol já prepara o estoque da bebida. Conforme Augusto Trevisol, a expectativa é de que as vendas aumentem ainda mais com relação à última festa. “Além dos vinhos branco e tinto, também levaremos o tradicional suco de uva. Somos uma das únicas cantinas da região que ainda produz o suco, e isso é um grande diferencial”, comenta, lembrando que, se tudo der certo, durante o evento a empresa fará o lançamento de novos produtos. “Pretendemos lançar um Reserva Especial Goethe e alguns vinhos finos”, completa.

Na Vinícola Felippe, os vinhos Goethe, tinto, rosé e espumante Moscatel prometem agradar a todos os gostos. “Temos a garrafa, o garrafão e a long neck. A festa motiva a degustação e, consequentemente, a venda. Muitas pessoas pedem para experimentar e acabam levando”, expõe o sócio proprietário, Germando Felippe Filho. A expectativa é a mesma para Vandionei De Noni, da Vinícola De Noni, que pela primeira vez participa da Festa do Vinho. “Ano passado fomos à Ritorno Alle Origine e o resultado foi bastante satisfatório. Dessa vez, esperamos mais ainda”, pontua.

O vinho de chope, bastante lembrado pelos jovens, será o diferencial da Vinícola Quarezemin. Desde 2006 oferecendo a bebida, a empresa tornou-se referência. “É um vinho tinto gaseificado, que tem bastante saída. Além dele, trabalhamos com tintos, brancos e frisantes. Com um aperitivo da colônia é uma ótima pedida”, comenta Beatriz Quarezemin. Na Mazon, a produção está a todo vapor com o engarrafamento e rotulagem das garrafas e garrafões. Gicelda Mazon conta que os colaboradores estão se dedicando para que tudo esteja pronto a tempo. “A expectativa é de boas vendas, como já foi nos anos anteriores. Vamos oferecer aos visitantes o Augusta, o Nascondiglio (frisante) e o Goethe clássico, elaborados dentro das normas e com o selo de Indicação de Procedência Geográfica”, fala.

Na Vitivinícola Urussanga a situação é parecida. Todos trabalhando para que o estoque fique preparado no tempo certo. “Vamos levar os nossos produtos, de diferentes valores e formatos. Do espumante ao vinho tranquilo, do amadeirado ao floral e frutado. Estamos apostando muito nesta festa, e agora é torcer para o clima também colaborar. Se der um fim de semana de frio, com certeza as vendas serão excelentes”, garante Renato Damian.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação