Segurança

Vizinho Solidário deverá ser ampliado em Içara

Foto: Lucas Lemos

Foto: Lucas Lemos

A Câmara Municipal de Içara recebeu representantes das associações de bairro, de entidades, além de içarenses preocupados com a segurança da cidade nessa terça-feira (29). O evento foi organizado pelo Conselho Comunitário de Saúde para enaltecer práticas que podem contribuir com a sociedade. Uma delas é o projeto Vizinho Solidário. A intenção é ampliar a relação da própria comunidade com o trabalho de prevenção a delitos.

“A grande novidade é voltar a ter o costume de cidade de interior, ou seja, saber quem mora próximo. O programa tem um treinamento de dois dias para padronizar o comportamento. Este será o próximo passo”, coloca o capitão da Polícia Militar, especialista em policiamento comunitário, Marcus Vinicius Dalmarco. “A nossa ideia agora é passar informações e trocar experiências”, complementa.

“Este programa já existe em Içara. Fomos procurados pela Dona Olga Bilessimo dois anos atrás. Fizemos a pesquisa para ver como havia sido implantado em Florianópolis. A partir daí começamos a trabalhar em conjunto. O levantamento que fizemos entre 2012 e 2013 no bairro Jardim Silvana já indica uma redução de quase 60% na quantidade de furtos”, indica o comandante da Guarnição Especial de Içara, tenente-coronel Cosme Manique Barreto. “Começamos com 20 casas. Hoje estamos com 150”, contabiliza Olga.

“O trabalho da polícia constitui uma parte importante, mas não é a única no contexto da segurança pública”, coloca o presidente da comissão estadual dos Consegs, tenente-coronel Luiz Ricardo Duarte. “É necessário que a sociedade também assuma responsabilidades. Isto começa em nossas casas com a educação dos filhos. Um dos fatores de risco para o crime está localizado na célula da sociedade que é a família”, indica.

“Vamos reivindicar mais câmeras de segurança, ampliar o Vizinho Solidário e combater o uso de drogas”, pontua o presidente do Conseg, Celso Luiz da Silva. “Se as pessoas estão mobilizadas, é porque têm preocupação com a segurança”, avalia o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “Esta Casa está sempre de portas abertas. Principalmente para uma causa tão importante quanto essa”, dispõe o presidente da Câmara Municipal Laudelino Calegari (PMDB). O evento teve a participação ainda da delegada, gerente de ações institucionais da Secretaria de Segurança Pública, Vanessa de Oliveira Corbari. 

Urna do Conseg será levada ao Presidente Vargas 

Após a contribuição dos moradores de Esplanada, agora é a vez das comunidades próximas do Presidente Vargas também auxiliaram os órgãos de segurança na solução de problemas. A ferramenta para isso é a urna que ficará no bairro pelas próximas duas semanas. A entrega foi realizada, ontem, pelo Conselho Comunitário de Segurança de Içara.

Conforme o presidente da Associação de Moradores, Arlindo Luciano, a urna ficará na sede comunitária. “É onde está funcionando atualmente a unidade de saúde do bairro”, explica. “Todos os participantes tem o anonimato garantido. Os recados recebidos na primeira comunidade foram lidos pela Polícia Civil e a Polícia Militar. Cada instituição fará agora o devido encaminhamento”, coloca o presidente do Conseg, Celso Luiz da Silva.

Colaboração: Lucas Lemos/Canal Içara