Saúde

Voluntários fazem pedágio para ajudar Lanah

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para fortalecer a campanha iniciada nas redes sociais “Um coraçãozinho para Lanah”, um grupo de voluntários prepara para este final de semana um pedágio no Centro de Criciúma. A intenção é criar mais um meio de as pessoas colaborarem financeiramente com a ação, que vise arrecadar recursos para transferir a criança de Porto Alegre para São Paulo.

Lanah tem apenas cinco meses e desde que nasceu vive no hospital por conta de uma doença rara, chamada síndrome QT Longo, que afeta seu coração.  Sua família é moradora do Bairro Vila Esperança, em Criciúma, mas atualmente está no Rio Grande do Sul acompanhando a menina no tratamento.

O pedágio em prol da campanha será realizado das 8h às 13h deste sábado nos semáforos próximos à Assembleia de Deus e em outros pontos centrais da cidade. Conforme a voluntária que organiza a ação, Samanta da Silva Silvério, 17 pessoas já confirmaram presença para ajudar no trabalho, porém a intenção é de pelo menos 30 pessoas estejam presentes. “Ainda estamos em busca da confirmação de outros voluntários. Todos são bem vindos. Quanto mais gente participar, mais conseguiremos arrecadar verba para Lanah ir à São Paulo”, afirma.

A transferência da menina para a capital paulista deve custar aproximadamente R$40 mil reais, valor que familiares e amigos tentam arrecadar. Em São Paulo o bebê será internado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP e assim terá mais chances de encontrar um doador compatível.

Voluntários vestiram a camisa

O grupo que prepara o pedágio não é de amigos ou familiares da criança. A ideia surgiu de Samanta, que, ao conhecer a história, se sensibilizou e resolveu reunir amigos e conhecidos para ajudar. “Sofri algumas complicações na gravidez e me coloquei no lugar desses pais que estão lutando pela vida da Lanah. Eles estão nos apoiando e acabamos tento contato, mas estamos unidos pelo mesmo objetivo e isso é o que importa”, explica.

Os interessados em participar como voluntários podem entrar em contato com a organizadora pelo telefone (48) 9635-7514.

Conheça mais:

Durante a gestação a mãe de Lanah, Angélica Oesterreich, descobriu que a filha teria uma doença chamada Bloqueio Atriovencular de 2º grau e, apenas após seu nascimento, foi constatada a síndrome do KT Longo, que fazem o coração vibrar em vez de bater.

A família se mudou para Porto Alegre (RS) para acompanhar a menina internada lá desde que nasceu. Atualmente os pais do bebê estão tentando vender a casa no Bairro Vila Esperança para ajudar no custeio dos tratamentos e da estadia no Estado vizinho. Por conta dos problemas de saúde a menina jamais pode sair do leito de internação, pois sofre constantes paradas cardíacas e precisa ser reanimada.

Os interessados no imóvel podem entrar em contato com o pai, Diogo, pelo telefone (51) 9313-0458.

Ajude também:

Além de disponibilizar uma “vaquinha” online, a família também recebe doações por meio da seguinte conta bancária:

Caixa Econômica Federal

Angelica Rúbia Oesterreich Martins

Agência 0451

Operação 013

Conta 21766-7

CPF 08254795924

Com informações do site Clicatribuna