Geral

Voos comerciais só após a Copa no Aeroporto Regional de Jaguaruna

O aeroporto, em Jaguaruna, foi inaugurado há uma semana, com a presença do governador Raimundo Colombo e o seu jatinho - Foto: Divlugação/Notisul

O aeroporto, em Jaguaruna, foi inaugurado há uma semana, com a presença do governador Raimundo Colombo e o seu jatinho – Foto: Divlugação/Notisul

Uma semana após a homologação do Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, as negociações com os representantes das companhias aéreas que realizarão os voos comerciais e que poderão instalar-se no local são intensificadas.

O governador Raimundo Colombo (PSD) garantiu, em visita a Tubarão na quinta-feira (10), que conversou pessoalmente com um dos executivos da Avianca, que assim como ele, é de Lages. “A vinda das empresas depende de um trabalho conjunto entre os representantes do governo e da RDL Aeroportos. Sempre que possível, tento intermediar, mas ainda não é possível precisar nomes e prazos. Possivelmente, isso deve ocorrer somente após a Copa do Mundo”, revela.

Os integrantes das duas maiores companhias do país, a TAM e a Gol, também negociam com os diretores da RDL. “A região alçará voos mais altos. Com este empreendimento, Jaguaruna se transforma em uma alternativa aos aeroportos do sul do Brasil”, afirma o ex-secretário de estado da infraestrutura, Valdir Cobalchini, que deixou a função para concorrer a uma vaga à Assembleia Legislativa.

Para o gerente de operações da RDL, Fernando de Castro, as negociações seguem e a intenção é trazer sim a TAM e a Gol. Nenhum prazo ou destino pode ser previsto, ainda, pois as companhias ainda devem realizar estudos técnicos de viabilidade.

“Acredito que as primeiras linhas serão para São Paulo e Porto Alegre, com possibilidade de extensão para Curitiba e Brasília em um segundo momento”, almeja Fernando

No fim do ano passado, foi feito uma pesquisa e essa mostrou que preferência de destino era a capital gaúcha e paulista.

Empresas aéreas negam acerto

Enquanto não é divulgado oficialmente quais companhias aéreas vão atuar no Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, o Notisul procurou as principais interessadas para saber como está o andamento das negociações. Os representantes da Gol informam, em comunicado oficial, que a empresa é competitiva e está sempre avaliando novas oportunidades que agreguem valor ao seu negócio. Porém, no momento, não há nenhuma novidade sobre o assunto. Já os diretores da Azul confirmam que, neste momento, não tem nenhuma definição em relação à expansão de suas operações em Santa Catarina.

Procurados pelo Jornal Notisul, os integrantes da Avianca e da TAM não se pronunciaram.