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Voos por instrumentos são aprovados

Foto: Eduardo Zabot

Foto: Eduardo Zabot

O processo para o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, operar por instrumentos foi aprovado. De acordo com os representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeródromo está apto a realizar voos por instrumentos e faltam somente as cartas de procedimentos de navegação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). 

Há 15 dias, oficiais do Decea sobrevoaram e fizeram testes com a aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv). Os equipamentos testados foram o NDB, que é a estação de navegação transmissora do aeroporto, e o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi), que é um sistema de luzes, colocadas geralmente ao lado esquerdo da pista. 

O objetivo é informar os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação final à pista para aterrar. Este equipamento é composto por quatro caixas. Cada uma contém um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a cinco milhas (9,3 quilômetros) durante o dia e a 20 milhas (37 quilômetros) à noite.

A operação com instrumentos tem papel fundamental para garantir os pousos e decolagens em dias chuvosos e para facilitar os voos noturnos. Assim, com o aeroporto devidamente homologado, a RDL Aeroportos tem mais poder de barganha com as companhias aéreas para a abertura de novos voos. Hoje, existe um voo diário, São Paulo/Jaguaruna/São Paulo.

Com informações do Jornal Notisul