Saúde

Em uma semana Hospital São José registra três transplantes renais

Os números devem ser comemorados. Agora 12 pacientes já podem ter uma vida longe das máquinas de hemodiálise.

Divulgação/HSJosé

Este final de semana o Hospital São José por meio da equipe de transplantes, realizou dois transplantes de rins. Os pacientes foram, uma mulher de 40 anos e um homem de 56 anos.

O primeiro paciente morador de Criciúma, iniciou diálise em abril de 2019. Em janeiro deste ano entrou para fila do transplante. Já o segundo paciente, também morador de Criciúma, realizava acompanhamento de doença renal crônica desde 2014, quando precisou iniciar o processo de diálise em maio de 2020; em julho conseguiu então fazer o transplante de rim.

Os procedimentos coordenados pela médica nefrologista Dra Thatyana Wendhausen (CRM-15621/ RQE-12521), aconteceram este final de semana; ambos tiveram o apoio dos médicos urologistas André Rodrigues (CRM-14300/RQE-10790) e João Paulo Carneiro (CRM-15134/ RQE-14665), do anestesiologista Celso Grimm (CRM-23178/RQE-18747) e dos médicos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Dr. Fabian Pires (urologista) e Dr. Valter Duro Garcia (nefrologista) que auxiliaram em todo processo, bem como a médica responsável técnica pelo serviço Dra Cassiana Mazon Fraga.

“Tivemos excelentes resultados com os dois transplantes realizados este final de semana, acredito que os pacientes terão alta até o fim desta semana. Os exames já estão muito bons. Os pacientes seguirão em acompanhamento ambulatorial com exames para avaliação da função renal”, ressalta Tathyana.

Para realização destes procedimentos, a equipe de transplante da entidade, tem tomado todas as precauções necessárias com todos os pacientes que realizam o procedimento. ” Temos recebido apoio da Secretária de Saúde e do HSJosé para, além de manter estes pacientes isolados, realizar o teste de PCR três horas antes do procedimento para testagem da COVID-19. Isso nos traz mais segurança no processo,bem como na certeza de plena recuperação do paciente”, pontua Cassiana.

Com mais dois transplantes, o HSJosé registra 12 transplantes renais; destes, 11 foram realizados de janeiro até julho deste ano.

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).

Tribunal de Justiça alerta para golpe de precatórios que registra 20 vítimas no Estado somente em 2020

Com os dados dos credores, uma quadrilha liga ou manda mensagem pelo aplicativo WhatsApp apresentando-se como funcionário do advogado da vítima, servidor do TJSC ou especialista que promete antecipar o pagamento mediante um depósito pelo serviço.

Com apoio do Hospital São José, Criciúma será sede do “Congresso de Cirurgia e Encontro Estadual de Residentes de Cirurgia Geral”

O evento contará com nomes de grande destaque na área de cirurgia geral, digestiva, oncológica e robótica no cenário nacional.