Geral

Estudantes aprendem a tingir roupas com a técnica tie-dye

Atividade faz parte das aulas do curso técnico em Química do Colégio Satc

Divulgação

A técnica de tingir roupas, também chamada de tie-dye (amarrar e pintar) estimula a criatividade e permite a criação de peças únicas. Para aprender o processo, os alunos do técnico em Química do Colégio Satc, participaram de atividades especiais. A professora Morgana Sartor Faraco propôs a tarefa na disciplina de Processos Industriais e a turma encarou o desafio.

“A proposta era trabalhar com eles as etapas do tingimento têxtil, por isso aplicamos a técnica tie-dye. Eles puderam aprender desde o desenvolvimento da cor, preparação do corante e tingimento do tecido. Criaram peças únicas e diferenciadas”, ressalta Morgana.

O tingimento é apenas um dos conteúdos que são trabalhados na disciplina, que trata do processo produtivo e traz exemplos comuns às indústrias da região, como cerâmica, plástico, de alimentos, tintas, mineradoras, têxtil ou de tratamento de efluentes. A pandemia e as aulas remotas fizeram com que os professores se desafiassem a buscar novas formas de repassar os conteúdos.

“Em anos anteriores realizamos visitas técnicas, aulas práticas em laboratórios, tudo para facilitar o entendimento dos processos e também aproximar os alunos das indústrias”, destaca a professora.

Entender mais sobre DNA

Outra atividade proposta na disciplina foi aprender a extrair o DNA das células vegetais. “Os alunos puderam entender melhor o que é o DNA e sua função. Utilizando frutas como o morango e a banana, fazendo a maceração e aplicando detergente, sal e álcool, eles conseguir fazer a extração”, comenta Morgana.

Unindo as aulas remotas, transmitidas ao vivo, a professora conseguiu mobilizar a turma para aplicar as práticas. “Nós, professores, tivemos que correr atrás de como aplicar aulas práticas que antes fazíamos nos laboratórios e que deveriam ser feitas nas casas dos alunos. Foi um aprendizado para todos”, afirma.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Incêndio de grandes proporções atinge madeireira em Orleans

O Corpo de Bombeiros de Orleans foi acionado na manhã deste domingo, dia 20, por volta das 6h20min da manhã, para atender um incêndio em uma madeireira no bairro Oratório, município de Orleans.

Nova Veneza celebra 130 anos com entrega de rua e corte de bolo

O tradicional corte do bolo de aniversário também foi realizado.

Mais de 300 mil doses de vacina contra Covid-19 desembarcam em SC

Nova remessa com doses do imunizante deve chegar ao aeroporto da Capital Catarinense durante a noite.

Urussanga: dois homens são presos por tráfico de drogas

Cerca de 43 buchas de cocaína, celulares e dinheiro foram apreendidos.