Geral

Estudantes aprendem a tingir roupas com a técnica tie-dye

Atividade faz parte das aulas do curso técnico em Química do Colégio Satc

Divulgação

A técnica de tingir roupas, também chamada de tie-dye (amarrar e pintar) estimula a criatividade e permite a criação de peças únicas. Para aprender o processo, os alunos do técnico em Química do Colégio Satc, participaram de atividades especiais. A professora Morgana Sartor Faraco propôs a tarefa na disciplina de Processos Industriais e a turma encarou o desafio.

“A proposta era trabalhar com eles as etapas do tingimento têxtil, por isso aplicamos a técnica tie-dye. Eles puderam aprender desde o desenvolvimento da cor, preparação do corante e tingimento do tecido. Criaram peças únicas e diferenciadas”, ressalta Morgana.

O tingimento é apenas um dos conteúdos que são trabalhados na disciplina, que trata do processo produtivo e traz exemplos comuns às indústrias da região, como cerâmica, plástico, de alimentos, tintas, mineradoras, têxtil ou de tratamento de efluentes. A pandemia e as aulas remotas fizeram com que os professores se desafiassem a buscar novas formas de repassar os conteúdos.

“Em anos anteriores realizamos visitas técnicas, aulas práticas em laboratórios, tudo para facilitar o entendimento dos processos e também aproximar os alunos das indústrias”, destaca a professora.

Entender mais sobre DNA

Outra atividade proposta na disciplina foi aprender a extrair o DNA das células vegetais. “Os alunos puderam entender melhor o que é o DNA e sua função. Utilizando frutas como o morango e a banana, fazendo a maceração e aplicando detergente, sal e álcool, eles conseguir fazer a extração”, comenta Morgana.

Unindo as aulas remotas, transmitidas ao vivo, a professora conseguiu mobilizar a turma para aplicar as práticas. “Nós, professores, tivemos que correr atrás de como aplicar aulas práticas que antes fazíamos nos laboratórios e que deveriam ser feitas nas casas dos alunos. Foi um aprendizado para todos”, afirma.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson lutava contra um câncer desde 2022

Suspeito de matar enfermeiro no estacionamento de UPA em SC é preso com armas e drogas, diz polícia

Prisão ocorreu quase um mês após assassinato. Segundo a Polícia Civil, Abner Luiz Camelim estava dentro de um carro quando foi atingido.

Sete golfinhos são encontrados encalhados no Litoral Norte de SC no 1º trimestre, diz projeto

Animais foram encontrados já sem vida em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá. Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024.

SC dobra frota nos últimos 15 anos e chega à marca de 6 milhões de veículos

Estatísticas do Detran/SC mostram crescimento