Turismo

Serra do Rio do Rastro recebe obras de melhoria e manutenção no mirante

O local, ponto de contemplação da Serra do Rio do Rastro, recebeu pintura horizontal para vagas de estacionamento, incluindo idosos,

Divulgação

Poucos lugares no mundo foram contemplados pela natureza exuberante como a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. O caminho centenário, aberto para ligar o planalto serrano ao litoral num trajeto feito com mulas no final do século 19, hoje conduz o viajante por 24 km entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, marcando uma diferença de altitude em torno de 1400 metros.

Há poucas semanas, a estrada (SC-390) começou a receber importantes melhorias, como a contenção de talude com tela metálica de alta resistência. As obras foram iniciadas no município de Orleans, no quilômetro 448+700, e devem ser concluídas em maio de 2021, totalizando 25 pontos de intervenção e um investimento em torno de R$ 19 milhões, recursos que o Governo do Estado viabilizou junto ao Governo Federal.

O mirante no topo da Serra também passa por uma revitalização. Com fechamento temporário do local, como medida preventiva para evitar aglomerações durante a pandemia de Covid-19, a Secretaria de Turismo de Bom Jardim da Serra buscou junto à Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e Secretaria Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) parceria para realização de melhorias e manutenção preventiva.

Divulgação

“Bom Jardim da Serra encaminhou a demanda e nós, em conjunto com a SIE, prontamente acolhemos, tendo em vista a relevância da Serra do Rio do Rastro para o turismo regional. Aguardamos o momento adequado para liberar a visitação e sabemos que essas melhorias serão muito positivas para a economia na região, e consequentemente para o estado, especialmente na retomada das atividades turísticas”, destaca o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.

O local, ponto de contemplação da Serra do Rio do Rastro, recebeu pintura horizontal para vagas de estacionamento, incluindo idosos, deficientes e motocicletas, pintura de meio-fio, tachas refletivas bi-direcional, sinalização na pista, placas de trânsito e pintura dos bancos e lixeiras. Ações como essa convergem para valorizar o turismo regional, foco do Programa Viaje+SC que está sendo estruturado pela Santur para apoiar a economia do turismo pós-pandemia.

A agilidade na resposta do Governo do Estado às reivindicações da região, três semanas após a visita do governador Carlos Moisés, foi motivo de comemoração. “Vejo isso com emoção. Tivemos uma resposta imediata do Governo do Estado, após a visita do Governador Carlos Moisés, do presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari e do Secretário Estadual de Infraestrutura, Thiago Vieira. Estamos trabalhando para deixar o local atraente e aconchegante aos visitantes”, afirma a secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra, Maria Lúcia Vieira Machado.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

Valmir Jose Bratti, de 68 anos, de Orleans, recebe alta da UTI após 30 dias internado; VEJA VÍDEO

O reencontro com sua filha Natalia foi emocionante. Em meio a lágrimas de felicidade, ele foi recebido pela equipe médica com aplausos calorosos

Obras interrompem tráfego de veículos em mais um trecho da rua Dr. Valdir Cotrin, em Lauro Müller

As obras fazem parte da segunda fase de construção de calçadas

Painel desenvolvido com apoio da Fapesc recebe inscrições para projetos sociais e de retomada econômica em SC

Com o sistema, será possível acompanhar todo o percurso do dinheiro até o impacto social do investimento. A intenção é, além de incentivar a solidariedade, dar mais transparência às doações durante a pandemia.