Turismo

Serra do Rio do Rastro recebe obras de melhoria e manutenção no mirante

O local, ponto de contemplação da Serra do Rio do Rastro, recebeu pintura horizontal para vagas de estacionamento, incluindo idosos,

Divulgação

Poucos lugares no mundo foram contemplados pela natureza exuberante como a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. O caminho centenário, aberto para ligar o planalto serrano ao litoral num trajeto feito com mulas no final do século 19, hoje conduz o viajante por 24 km entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, marcando uma diferença de altitude em torno de 1400 metros.

Há poucas semanas, a estrada (SC-390) começou a receber importantes melhorias, como a contenção de talude com tela metálica de alta resistência. As obras foram iniciadas no município de Orleans, no quilômetro 448+700, e devem ser concluídas em maio de 2021, totalizando 25 pontos de intervenção e um investimento em torno de R$ 19 milhões, recursos que o Governo do Estado viabilizou junto ao Governo Federal.

O mirante no topo da Serra também passa por uma revitalização. Com fechamento temporário do local, como medida preventiva para evitar aglomerações durante a pandemia de Covid-19, a Secretaria de Turismo de Bom Jardim da Serra buscou junto à Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e Secretaria Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) parceria para realização de melhorias e manutenção preventiva.

Divulgação

“Bom Jardim da Serra encaminhou a demanda e nós, em conjunto com a SIE, prontamente acolhemos, tendo em vista a relevância da Serra do Rio do Rastro para o turismo regional. Aguardamos o momento adequado para liberar a visitação e sabemos que essas melhorias serão muito positivas para a economia na região, e consequentemente para o estado, especialmente na retomada das atividades turísticas”, destaca o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.

O local, ponto de contemplação da Serra do Rio do Rastro, recebeu pintura horizontal para vagas de estacionamento, incluindo idosos, deficientes e motocicletas, pintura de meio-fio, tachas refletivas bi-direcional, sinalização na pista, placas de trânsito e pintura dos bancos e lixeiras. Ações como essa convergem para valorizar o turismo regional, foco do Programa Viaje+SC que está sendo estruturado pela Santur para apoiar a economia do turismo pós-pandemia.

A agilidade na resposta do Governo do Estado às reivindicações da região, três semanas após a visita do governador Carlos Moisés, foi motivo de comemoração. “Vejo isso com emoção. Tivemos uma resposta imediata do Governo do Estado, após a visita do Governador Carlos Moisés, do presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari e do Secretário Estadual de Infraestrutura, Thiago Vieira. Estamos trabalhando para deixar o local atraente e aconchegante aos visitantes”, afirma a secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra, Maria Lúcia Vieira Machado.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

Valmir Jose Bratti, de 68 anos, de Orleans, recebe alta da UTI após 30 dias internado; VEJA VÍDEO

O reencontro com sua filha Natalia foi emocionante. Em meio a lágrimas de felicidade, ele foi recebido pela equipe médica com aplausos calorosos

Painel desenvolvido com apoio da Fapesc recebe inscrições para projetos sociais e de retomada econômica em SC

Com o sistema, será possível acompanhar todo o percurso do dinheiro até o impacto social do investimento. A intenção é, além de incentivar a solidariedade, dar mais transparência às doações durante a pandemia.

Obras interrompem tráfego de veículos em mais um trecho da rua Dr. Valdir Cotrin, em Lauro Müller

As obras fazem parte da segunda fase de construção de calçadas