Geral

Urussanguense se destaca em campeonato online de cubo mágico

Experiências em competições são importantes no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e psicológicas.

Divulgação

Vitor Wagner Abreu, de Urussanga, já é reconhecido por ser recordista e Campeão Brasileiro de Cubo Mágico. Neste fim de semana, ele participou do V CUBIFMA, um campeonato organizado pelo Instituto Federal do Maranhão. O estudante de 16 anos tem sido invencível na modalidade megaminx, um quebra-cabeça de doze faces coloridas. Também conquistou o 1º lugar nas modalidades square-1, 4x4x4 e 3x3x3 com uma mão apenas. Outras colocações importantes foram o 2º lugar no skewb e o 3º lugar na modalidade 2x2x2.

O evento foi organizado pelo delegado de campeonatos oficiais Huerllem Vicente Lemos e Silva que atua como professor no campus de Bacabal. “Este campeonato fez parte de vários eventos que organizamos. Tivemos 29 inscrições. Inclusive, convidamos as professoras Ana Lúcia Pintro e Karine Mrotskoski para uma live em que falaram sobre os projetos de Cubo Mágico e Othello desenvolvidos em Criciúma”, comentou Huerllem.

Experiências em competições são importantes no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e psicológicas. É por isso que Leonardo Viana Garcia, 12 anos, morador de Forquilhinha e estudante da Rede Municipal de Educação de Criciúma fez a inscrição. A mãe, Ivani, controla todas as atividades da escola, os horários de dormir e sempre dedica tempo para incentivar o filho a participar de competições que fazem parte dos esportes da mente. A 10ª colocação na modalidade 3x3x3 foi vivenciada com expectativa e um pouco de ansiedade. “Está foi a primeira vez que participei. Foi no ano passado, no clube de matemática da escola Judite Duarte de Oliveira que aprendi a resolver o cubo mágico. Eu errava muito num passo que chamamos de farol, mas a professora Scheila que agora é diretora, me ajudou”, comentou o adolescente.

Divulgação

Criciúma é a única cidade catarinense que organiza campeonatos oficiais. Desde o início do projeto já realizou cinco campeonatos municipais e quatro regionais, na modalidade em equipe. Outros quatro campeonatos oficiais contaram com o apoio da Associação Brasileira de Cubo Mágico e foram reconhecidos pela Associação Mundial de Cubo Mágico. Com o impedimento de organizar eventos presenciais, os Clubes de Matemática da Secretaria Municipal de Educação realizaram um campeonato online, em 2020.

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado