Geral

13º salário do INSS pode finalmente ser liberado

Para fins de conhecimento, o governo federal não conseguiu disponibilizar a antecipação da parcela natalina devido ao atraso na votação do Orçamento para este ano por parte do Congresso Nacional

Divulgação

A antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esta cada vez mais próxima de ser liberada. Para fins de conhecimento, o governo federal não conseguiu disponibilizar a antecipação da parcela natalina devido ao atraso na votação do Orçamento para este ano por parte do Congresso Nacional.

Sem a aprovação do Orçamento os gastos do governo se tornam limitados, o que inviabiliza a liberação de uma medida com alto valor como da antecipação do 13º. O Orçamento deve ser votada na próxima semana após 3 meses de atraso.

O Congresso Nacional então entra em semana decisiva para aprovação do Orçamento. O relator-geral do PLN 28/2020, o senador Marcio Bittar (MDB-AC), apresentará o relatório no final deste domingo (21). Logo o texto deve ser votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) na próxima terça-feira (23) e na quarta-feira (24) no Plenário do Congresso Nacional.

Inicialmente a proposta orçamentária deveria ter sido aprovada ainda em dezembro de 2020. Para assegurar a votação do texto, a deputada Flávia Arruda (PL-DF), presidente da CMO, convocou uma reunião de líderes e nove reuniões deliberativas para a próxima semana.

Os representantes dos partidos na comissão se encontraram na terça-feira às 14h. Ainda no mesmo dia o colegiado terá três reuniões semipresenciais previstas. Serão mais quatro reuniões na quarta-feira e outras duas na quinta-feira (25).

Logo, com a aprovação do Orçamento o governo terá os gastos “destravados” e será possível realizar a antecipação do benefício aos aposentados e pensionistas do INSS. O que pode vir a acontecer entre os meses de abril e maio.

Com informações do Jornal Contábil

Notícias Relacionadas

Defesa Civil alerta para chuva intensa e volumosa neste sábado em SC

"Acumulados podem ser altos e passar dos 60mm, com risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos", alerta o órgão

Justiça mantém prisão preventiva de motorista que arrastou moto por 32 quilômetros em SC

Acidente na BR-101 deixou motociclista ferido e matou a mulher dele. Na noite anterior, caminhoneiro usou entorpecentes e dirigiu sob luzes piscando e som alto, segundo MPSC.

Com 129 pacientes, SC tem menor número de pessoas à espera de leito UTI Covid em 45 dias

Fila está zerada no Oeste e na Grande Florianópolis, de acordo com boletim do governo do estado.

Governo abre crédito de R$ 2,6 bi para custear UTIs nos estados

Recursos também serão usados em medicamentos para intubação