Geral

14 de Agosto – Dia de Combate à poluição

O Dia de Combate à Poluição (14 de agosto) é uma data para se refletir sobre as ações de preservação ao meio ambiente – o que cada um pode fazer para preservar os recursos naturais, melhorando sua qualidade de vida e a das gerações futuras. No Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, práticas voltadas à preservação do meio ambiente já fazem parte do dia-a-dia da instituição. Utilização de gás natural, gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes e redução do consumo de água são algumas das iniciativas adotadas ao longo dos anos.

Desde 2010, as caldeiras que abastecem o hospital utilizam o gás natural. Além da praticidade e economia proporcionadas pelo combustível ecologicamente correto, houve benefícios à comunidade, já que esta era uma alternativa buscada há anos pela instituição para eliminação das fuligens.

Outra ação que merece destaque é o sistema de gerenciamento de resíduos. A iniciativa, além de oferecer um encaminhamento seguro ao que é descartado, garante a proteção dos funcionários e a preservação da saúde pública e do meio ambiente. A reciclagem de materiais, através da coleta seletiva do lixo, também tem sido uma prática constante.

Para se ter uma ideia de todo o lixo produzido e corretamente recolhido através deste processo, confira abaixo, alguns números da instituição.

Ao dia, são recolhidos no HNSC 104 quilos de lixo infectante, o que representa ao mês três toneladas e 149 quilos de lixo infectante. São números impressionantes, não é mesmo? E tem mais: ao dia, são recolhidos 127 quilos de lixo reciclável (papel e plástico), representando três toneladas e 810 quilos ao mês; três quilos de lixo tóxico (93 quilos ao mês); 187 quilos de restos alimentares (cinco toneladas e 629 quilos ao mês) e 720 quilos de resíduo comum (21 toneladas e 600 quilos ao mês).

Colaboração: Comunicação do HNSC