Geral

1ª Exposição Sul Catarinense do Dorper e White Dorper é marcada pela união dos criadores

Evento aconteceu neste sábado (6), na Arena Pista de Julgamentos, da AgroPonte

Divulgação

Pela primeira vez, o Sul Catarinense realizou uma exposição das raças Dorper e White Dorper. Os criadores trouxeram os seus animais para a 10ª Feira AgroPonte, que está acontecendo no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. Entre eles, estão a Cabanha Serramar, a Cabanha Legal e a Cabanha Timbó. Durante o evento, o jurado Lucas Lemos Ranzani além de avaliar os bichos, também partilhou os seus conhecimentos sobre as raças com os presentes.

“Os criadores precisam estar bastante cientes do que é a ovinocultura. E o trabalho que foi apresentado hoje, precisa ser reconhecido. Cada um que lutou para fazer parte da exposição, está de parabéns. Que continuem firmes e fortes no desenvolvimento das raças Dorper e White Dorper na região”, ressalta Ranzani.

Os animais, expostos pela primeira vez, inclusive, na feira, estão chamando a atenção do público por suas características marcantes.

Detalhes das raças Dorper e White Dorper⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A raça Dorper tem sua origem na África do Sul, com o cruzamento de outras duas raças: Dorset Horn e Persian. Já a White Dorper tem em sua conformação, além das duas raças mencionadas, mais um tipo de cruzamento com a raça Van Rooy. Ambas as raças são fáceis de serem reconhecidas. Os que possuem a cabeça preta e o corpo branco, são Dorper. Já aqueles que nascem totalmente brancos, são White Dorper. Mas, também apresentam diferenças no comprimento do corpo.

Impulsionar o desenvolvimento destas raças, além de colaborar com o trabalho realizado pelos criadores, são alguns dos intuitos por trás da exposição na feira. “Este foi o primeiro evento com ranking, o que valoriza muito os animais. Os criadores estão felizes com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Dorper e White Dorper e da AgroPonte”, conta o criador da Cabanha Serramar, Marcio Damian Souza.

E por falar em criadores, o jurado demonstrou admiração pela parceria entre as cabanhas participantes. “A união entre os criadores me chamou a atenção, acredito que ainda não tinha visto algo desta maneira no Brasil inteiro. Isso é muito importante e precisa ser cultivado”, menciona Ranzani. Outro detalhe que também despertou os seus olhares ao visitar a AgroPonte pela primeira vez, foi a exposição da agricultura familiar.

“Moro em Vargem Grande do Sul, em São Paulo, e já estive em muitos eventos do ramo. Mas os produtos dos agricultores que vi aqui, não é algo comum nos outros locais, e achei muito interessante”, acrescenta.

O domingo marca o último dia da 10ª Feira AgroPonte

Se você ainda não veio conferir a feira, assim como conhecer os animais das raças Dorper e White Dorper, o evento inicia a partir das 10h neste domingo (7) e segue até as 18h. Na AgroPonte, além da exposição de animais, há uma imensa diversidade no ramo do agronegócio e da agricultura familiar.

“Ficamos muito contentes por trazer para a região, a primeira exposição destas raças. E, claro, pelos demais expositores que estão conosco nesta edição da AgroPonte. Aproveito para reforçar o meu convite a todos que ainda não vieram visitar a feira, esperamos vocês neste domingo”, menciona o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes.

Os ingressos podem ser adquiridos na recepção do evento pelo valor de R$ 5 ou, antecipadamente pelo site da feira (www.agroponte.com.br). Mas, menores de 12 anos não pagam a entrada, somente precisam estar acompanhados de seus responsáveis.

Todos os protocolos sanitários da AgroPonte podem ser conferidos diretamente pelo site da feira.

Notícias Relacionadas

Dez escolas municipais de Criciúma já tiveram seus documentos antigos digitalizados

Objetivo da Secretaria de Educação é criar acervo com decretos, cadastros de estudantes e professores, fotos históricas e demais documentos das unidades de ensino

Colégio Satc inicia transição de alunos para novas séries

Desafios e mudanças para os alunos que passam para o Ensino Fundamental são monitorados pelo corpo pedagógico

“Estamos perto de ver o topo da inflação”, diz presidente do BC

Campos Neto afirma que pode haver melhora no ano que vem

Queda de elevador deixa um homem ferido dentro de padaria em SC

Estado de saúde da vítima é estável; acidente aconteceu no bairro América