Economia

21ª SDR Criciúma realizará reunião de planejamento do Plano Plurianual

Foto: Paula Darós Darolt / Comunicação SDR de Criciúma

Foto: Paula Darós Darolt / Comunicação SDR de Criciúma

Com o objetivo de elencar as principais prioridades de cada município e região, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da 21ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional – Criciúma convida todas as entidades e a população para a discussão do Plano Plurianual 2016-2019.

O evento está marcado para a próxima segunda-feira, 1 de junho, no auditório da SDR Criciúma, às 14hs. “A presença do cidadão é importantíssima neste momento para trazer sugestões e ajudar a construir e reforçar os anseios da nossa região, para isso, precisamos ter conhecimento das prioridades de todos os municípios em diferentes setores”, pontua o secretário João Fabris.

O PPA é um efetivo instrumento de planejamento da gestão pública a médio prazo que define as diretrizes e metas da administração pública para o período dos próximos quatro anos. É com base neste trabalho que o Governo identifica as prioridades e investe melhor os recursos públicos.

Entre as metas do PPA estão: integrar o planejamento e o orçamento; garantir a transparência; estimular as parcerias; promover a gestão orientada para resultados; e organizar as ações governamentais em Programas.

O Plano Plurianual é organizado em quatro etapas, das quais a 21ª SDR já realizou a primeira com a preparação do seminário. Os órgãos do Governo estiveram reunidos e já elencaram aproximadamente 50 prioridades para a região, entre elas, o término da Via Rápida e do anel de contorno viário de Criciúma, convênios com os hospitais da região, transporte escolar, reformas de escolas, entre outros.

Esta será a segunda etapa, ouvindo todos os municípios onde cada um poderá colocar suas prioridades e discutir os temas. A terceira e a quarta etapa serão realizadas pelo Governo do Estado, Secretaria da Fazenda e Assembleia Legislativa para organizar o estudo de viabilidade e elencar as prioridades, finalizando com a realização anual de audiências públicas do orçamento regionalizado organizadas pela Alesc.

Colaboração: Paula Darós Darolt / Comunicação SDR de Criciúma