Geral

25 cães são resgatados após maus-tratos em Imbituba

Quem desejar adotar algum dos animais, basta acessar o Instagram do Centro de Bem Estar Animal: @saudeebemestar_animal , e deixar uma mensagem no Direct demonstrando interesse

Fotos: Divulgação PMI

Na Semana Municipal de Conscientização sobre os Direitos dos Animais em Imbituba, uma operação conseguiu resgatar cerca de 25 cães de uma residência no Porto da Vila, onde se encontravam em condições insalubres ferindo o bem-estar animal.

Após uma série de reclamações de familiares, vizinhos e de Protetores dos Animais, além de advertências para que fosse melhoradas as condições sanitárias do local, foi constatado que a tutora dos animais, que não se encontrava no local no momento da ação, não tem condições adequadas para a alimentação e cuidados da saúde dos cães encontrados.

Ao chegar no local, as equipes da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Protetores dos Animais encontraram cães que estavam em locais pequenos e alagados, com acúmulo de dejetos e presos a correntes muito curtas. Segundo as protetoras, muitos animais já estavam definhando pela falta de alimentação.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A Vigilância Sanitária autuou a tutora, a proibindo de recolher mais animais e ordenando a retirada dos cães que estavam no local.

Segundo Carina Genovez, Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, a situação já estava sendo acompanhada pelo Ministério Público e Delegacia da Polícia Civil, que junto à Polícia Militar e Vigilância Sanitária organizaram esta operação de retirada dos animais do local. “Eles serão recolhidos e irão ficar em posse de Protetores dos Animais, que se comprometeram a tratar. Eles serão chipados para que sejam monitorados e a determinação da Vigilância seja cumprida”.

Para denunciar possíveis maus-tratos à animais, você pode fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil; denunciar para a Vigilância Sanitária pelo telefone de plantão/WhatsApp: (48) 99975-2509; ou através da ouvidoria do município, na sede da Prefeitura ou pelo site da Prefeitura no botão: Ouvidoria.

E quem desejar adotar algum dos animais, basta acessar o Instagram do Centro de Bem Estar Animal: @saudeebemestar_animal , e deixar uma mensagem no Direct demonstrando interesse.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!