Geral

29 anos da tragédia de Santana é lembrado na Câmara de Vereadores

Os vereadores da Câmara Municipal de Urussanga lembraram na trigésima terceira reunião ordinária, realizada na noite dessa terça-feira (10), os 29 anos da tragédia que vitimou 31 mineiros na localidade de Santana.

O presidente da casa legislativa João Batista Bom (PMDB) pediu um minuto de silêncio em homenagem à memória das vítimas e lembrou a data. “Essa data faz parte de uma história trágica para o nosso município. Hoje faz 29 anos que Urussanga presenciou a morte de 31 mineiros, ocasionada pela explosão de uma mina de carvão, considerada a maior tragédia da mineração brasileira, deixando muita tristeza e saudade em toda a comunidade urussanguense”, ressaltou o presidente lembrando que o cineasta Ives Goulart editou um documentário sobre a tragédia, como uma forma de homenagem.

Já a vereadora Izolete Duarte Vieira Gastaldon (PP) lembrou a data ressaltando que 31 valentes soldados do carvão perderam a vida em um acidente de proporções sem precedentes na história da mineração, em toda a região carbonífera. “Eram filhos, pais, esposos e irmãos. Eram homens maduros, de meia idade e jovens, mas todos calejados na profissão de retirar do seio da terra, o ouro negro, o nosso carvão mineral”, disse a vereadora.

Também lembrando a data, o vereador Omero De Bonna (PP) disse, “foi uma fatalidade, foram 31 pessoas que perderam a vida naquela manhã. Foi o maior acidente, em termos de mineração, acontecido no Brasil”, lembrou o pepista.