Geral

31 de Dezembro: A Noite do Eclipse Lunar

Foto: Codybird

Podemos entender como eclipse lunar o fenômeno astronômico que ocorre no momento em que o satélite da Terra é ocultado totalmente ou parcialmente pelo planeta. É a hora em que Sol, Terra e Lua se encontram em uma posição de alinhamento, onde a Terra, estando no meio, acaba ocultando a Lua. Esse tipo de eclipse pode ser classificado em três tipos: penumbral, onde a Lua passa apenas pela penumbra da Terra e seu escurecimento é pouco, sendo difícil a observação; parcial, onde o satélite é ocultado parcialmente; e total, quando a Lua está em um alinhamento tão perfeito que é ocultada completamente. Veja abaixo um evento parcial que aconteceu há anos atrás:

No último dia do ano de 2009, em meio às celebrações de Ano Novo, aconteceu um eclipse lunar que pôde ser observado por muitas pessoas em diversos continentes, como na África, Ásia, Europa e partes da Oceania. Segundo os cálculos, apenas 8% do satélite foi ocultado em uma duração de 1 hora e apresentou uma magnitude penumbral de 1,0556 e umbral de 0,0764.

Além desse, outros 3 eclipses lunares puderam ser vistos pelo planeta no decorrer do ano de 2009. Eventos assim acabam dando aos cientistas e astrônomos oportunidades de estudarem e assim conhecerem melhor sobre os eclipses.

Por ocorrer justamente no dia 31 de dezembro, esse eclipse ficou marcado na memória das pessoas que tiveram a oportunidade de observá-lo, pois não só embelezou as últimas horas de 2009, como deu uma sensação muito boa e transmitiu a esperança de um novo ano repleto de coisas boas.

Fontes consultadas:

WIKIPÉDIA. Eclipse Lunar de 31 de dezembro de 2009. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_Lunar_de_31_de_dezembro_de_2009. Acesso em 31 dez. 2024.

WIKIPÉDIA. Eclipse Lunar. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_Lunar Acesso em 31 dez. 2024.

Notícias Relacionadas

Milhares sem Energia: O Impacto da Tempestade Eowyn

Adriano Roberto de Souza apita Criciúma e Barra

Caíque entra no gol do Criciúma contra o Barra

Colisão frontal deixa passageira ferida e veículo capotado na SC-449, em Balneário Gaivota

Após o atendimento no local, ela foi encaminhada a uma unidade hospitalar para avaliação médica.