Sem Categoria

90% dos postos do Oeste de SC estão sem gasolina

Foto: PRF/Divulgação

Foto: PRF/Divulgação

Cerca de 300 postos da região Oeste de Santa Catarina estão sem gasolina, segundo o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Chapecó. O problema de abastecimento seria consequência do protesto de caminhoneiros que, só em Santa Catarina, bloqueia pelo menos 32 trechos em rodovias federais e estaduais – maior parte no Oeste catarinense. 

Até a publicação desta reportagem, não havia confirmação de quantos postos enfrentavam o problema nas outras regiões do estado.

“Não fizemos o levantamento, mas pelas informações que estamos recebendo, 90% dos postos de Joaçaba a São Miguel do Oeste estão sem gasolina”, explicou João Carlos Stakonski, secretário do sindicato. Segundo ele, há aproximadamente 300 postos de combustíveis entre esses municípios.

Maior parte dos manifestantes se concentra na região Oeste catarinense. Há também pontos de paralisação na Serra, Vale do Itajaí, Sul e Norte. Os caminhoneiros reivindicam melhores condições nas rodovias da região e protestam contra o aumento no valor de combustíveis.

Falta de combustível começou sábado

Em São Miguel do Oeste, pelo menos três postos já tiveram comprometimento no abastecimento no sábado (21).

“Em algumas cidades começou a faltar gasolina na segunda, em outras foi hoje [terça]. Em Chapecó foi hoje, praticamente todos estão sem combustível”, afirma o secretário do Sindiposto.

Stakonski estima que em 50% dos postos também falte etanol e diesel, mas o maior problema de disponibilidade é com a gasolina, que falta em 90% dos estabelecimentos.

“A situação é crítica e aguardamos uma solução breve. O problema é da população. Os serviços essenciais de ambulâncias, aeronaves brevemente serão afetados. É um efeito cascata: falta gasolina, depois os alimentos perecíveis”, diz o secretário do Sindicato.

“Isso que está ocorrendo é o estopim de várias coisas aqui na região. A condição das estradas, a falta de amparo logístico . Se houvesse estradas de ferro o problema não seria tão sério. O Brasil não pode ficar refém de determinada categoria. As ferrovias foram deixadas de  lado”, completa o secretário.

Ainda conforme Stakonski, um dos postos sem combustíveis em, Chapecó é o único da região autorizado a abastecer carros de emergência do estado. “Essa é a rede que venceu a licitação e em Chapecó está sem gasolina”, detalha.

Com informações do site G1 SC