Geral

Iluminação da ponte de Laguna custará R$ 3,3 milhões

Foto: Julio Cesar Knoll/Divulgação/Notisul

Foto: Julio Cesar Knoll/Divulgação/Notisul

Duas empresas apresentaram interesse na licitação de Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para a elaboração dos projetos básico e executivo das obras de iluminação pública e paisagística da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna. Orçada em R$ 3,3 milhões, Santa Rita e Sadenco participaram ontem da abertura das propostas.

Conforme representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a melhor proposta foi da Sadenco, que hoje apresentará a documentação e o orçamento para análise. Durante este período, também abre o prazo para recurso. Caso não haja intervenção, a ordem de serviço deverá ser lançada na próxima semana. O processo licitatório por RDC Integrado prevê toda a iluminação funcional e arquitetural da ponte. Para o projeto de iluminação das pistas de rolamento, estão previstos postes metálicos com luminárias de tecnologia Led de alto rendimento e consumo reduzido. O sistema a ser adotado permitirá maior eficiência energética e economia.

Além da iluminação das pistas, estão previstas luminárias especiais no trecho estaiado da ponte, com iluminação decorativa nas torres de sustentação e estais. Canhões de iluminação darão efeitos e cores às estruturas. O prazo de conclusão dos projetos e da iluminação é maio do próximo ano.

Paralelo à execução da obra de iluminação, o Dnit estuda uma forma de geração de energia alternativa. As possibilidades são eólica e fotovoltaica.

A ponte terá 2.817 metros de extensão e está com sua estrutura quase finalizada. A previsão é de que a obra fique pronta e seja liberada em maio do próximo ano, conforme o o contrato. Após a finalização do trecho estaiado da ponte, será realizado o acabamento, do qual fazem parte trabalhos como pavimentação, colocação das proteções laterais e a pintura das faixas.