Geral

Trabalhadores da JBS entram em greve

Foto: Maristela Benedet

Foto: Maristela Benedet

Os trabalhadores da JBS, unidade de Forquilhinha, entraram em greve no início da noite deste domingo. As unidades de Nova Veneza e Morro Grande devem aderir à paralisação durante a madrugada desta segunda-feira, durante a troca de turno das 3 horas. Às 19 horas os integrantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Sintiacr) de Criciúma e Região estavam em frente à unidade de Forquilhinha para acompanhar a troca de turnos dos funcionários.

Conforme o site Engeplus, de acordo com o presidente do Sintiacr, Célio Elias, os trabalhadores pedem o reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – que gira em torno de 6,59% -, 6% de ganho real e redução do ritmo de trabalho na produção (redução do número de frangos abatidos por pessoa). Os funcionários não aceitam, também, que a empresa mexa na majoração do plano de saúde do trabalhador.

Atualmente, os turnos duram 7h20min para quem trabalha de segunda a sábado, e 8h48min para quem trabalha de segunda a sexta-feira. Célio Elias explica que o sindicato já entrou em negociação com a empresa, mas recusou a primeira proposta da JBS, que oferece 1,4% de ganho real, além do INPC. A JBS emprega na região, atualmente, cerca de 4,5 mil trabalhadores. O sindicato apenas saberá quantos deles aderiram à greve após a troca de turno das unidades de Nova Veneza e Morro Grande.

No início da greve deste domingo, uma pequena confusão foi registrada entre manifestantes a favor da paralisação e funcionários que preferiram não aderir ao movimento. O diretor de relações sindicais e trabalhistas e negociador da JBS, Olívio Lepper, anunciou, por meio da assessoria de imprensa da empresa, que se pronunciará sobre a greve na manhã desta segunda-feira.