Ela pede que eles aceitem o pagamento de dívidas com bolsas de estudo
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, esteve em Criciúma na manhã deste sábado, para participar da campanha de Romanna Remor (PMDB) e José Paulo Serafim (PT). Em entrevista à imprensa na praça Nereu Ramos, antes do encontro, a ministra fez um apelo às universidades catarinenses, principalmente as participantes do sistema Acafe, para que aceitem a proposta de pagamento de dívidas com bolsas de estudos para alunos carentes.
“O que nos permitiu convencer a presidente Dilma a conceder essas bolsas foi justamente o benefício que será trazido aos estudantes, no entanto existe toda uma questão legal envolvida, então é preciso encontrar essa fórmula legal para entrar em acordo”, explica a ministra.
Ela ressaltou a importância da decisão, uma vez que uma grande porcentagem da dívida foi transformada em bolsas de estudo, sendo que as universidades terão 15 anos para pagá-la, um ano de carência e 40% de desconto em multas.
“Acredito que não pode ter reclamação. Nós conseguimos essa troca para os alunos, e pedimos que as universidades pensem desse mesmo modo, que essa decisão foi uma forma de beneficiar quem pretende estudar”, pontua.