Geral

Urussanga dá início a 7ª Vindima Goethe

A tesoura e a cesta na mão das princesas anunciaram a chegada de mais uma edição da Vindima Goethe, nesta terça-feira, 20/01, o evento que marca a Festa da Colheita nos Vales da Uva Goethe. De 20 a 22 de janeiro, Urussanga celebra a 7ª Vindima que fornece matéria-prima para a produção de vinhos e espumantes responsáveis por tornar a cidade conhecida como a capital catarinense do bom vinho. “Queremos que a uva Goethe seja para Urussanga, o que a Ponte Hercílio Luz é para Florianópolis. Uma referência mundialmente conhecida e motivo de orgulho para todos”, salientou o prefeito Johnny Felippe.

Conforme o presidente da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Renato Damian, o selo conquistado de Indicação Geográfica de Procedência torna a uva Goethe um produto exclusivo cultivado nos Vales da Uva Goethe. “Devemos valorizar o que há de melhor na nossa terra, e mostrar que esta região também é referência na produção de vinhos e espumantes de qualidade”, comentou. A propriedade da família Pignatel foi a escolhida para abertura da Vindima Goethe. “É um prazer fazer parte deste momento simbólico e tão importante para nós, que vivemos da comercialização da uva”, comentou o produtor Dionei Pignatel.

A 7ª Vindima Goethe prossegue nesta quarta-feira, 21/01, com feira, jogos antigos e a exposição do “Giuseppe Caruso Mac Donald e os Vales da Uva Goethe”. Na quinta-feira, 22/01, o evento encerra com uma missa “Abençoando as mãos que colhem”, homenagens, o esmagamento da uva feito pelas rainhas, o tombo da polenta e a apresentação da Orquestra Municipal. A ProGoethe realiza o evento, com o apoio da Prefeitura de Urussanga, Epagri e o Governo do Estado.

Confira os próximos dias da 7ª Vindima Goethe

21/01/2015 (Quarta-feira) 

15h – “Feira da Vindima” – Venda de Vinho, sorvete, pizza, petiscos e artesanato na Praça Anita Garibaldi (Centro).

18h30min – Apresentação de jogos antigos tradicionais e campeonato de funda na Praça Anita Garibaldi.          

20h30min – Abertura da Exposição “Giuseppe Caruso Mac Donald e os Vales da Uva Goethe” no Rosalino Business Center, Praça Anita Garibaldi (Centro).

22/01/2015 (Quinta-feira)

15h – “Feira da Vindima” – Venda de Vinho, sorvete, pizza, petiscos e artesanato na Praça Anita Garibaldi (Centro).

18h30min – Missa “Abençoando as mãos que colhem” em comemoração ao dia Municipal da uva e do vinho Goethe na Igreja Matriz de Urussanga, celebrada pelo Pe. Carlos Weck, liturgia de Edith Crema Fontanela e Marilda Nesi  Valdati com a tradicional participação do Grupo Folclórico “Cantando Si Va”.

19h30min – Confraternização na Praça Anita Garibaldi. Entrega do troféu “Amigo do Vinho Goethe”, com esmagamento da uva pelas rainhas e princesas das festas da região e tombo da polenta feita pelo grupo “Amici della Polenta”.  

20h30min – Show com a Orquestra Municipal de Urussanga.

Colaboração: Filipe Casagrande

[soliloquy id=”106249″]