Saúde

Nutricionista ensina dieta para desintoxicar o corpo após o carnaval

Dieta desintoxicante ajuda a liberar as toxinas do corpo acumuladas durante o carnaval

O carnaval ainda não terminou, a quarta-feira de cinzas está chegando e o ano está prestes a começar, de verdade, para o brasileiro. E quem está aproveitando o feriadão para comer um pouco mais do que o normal, ou mesmo gastar todas as energias pulando as avenidas, o site Sul in Foco tem algumas dicas para o pós-carnaval.

A nutricionista Juliana Murguero recomenda para quem pulou o carnaval, beber bastante líquido para reidratar o corpo. Água, sucos, chás e frutas ajudam na hidratação e retenção de líquido. “Os sucos naturais de fruta também são ótimos aliados, assim como a água de coco. Os chás, como de cavalinha, capim limão, chá verde, boldo e carqueja, são ótimos para desintoxicar o organismo.”, diz. O ácido cítrico, encontrado no limão, também é uma opção, já que ele tem ação adstringente, capaz de dissolver as toxinas e gorduras.

Conforme Juliana, o importante na desintoxicação é sempre optar por alimentos orgânicos, não abusar do sódio e optar por temperos naturais e evitar alimentos industrializados. “Uma boa dica é uma salada de arroz integral com lentilhas, ou uma boa salada, bem colorida, com alface, cenoura, beterraba, pepino e tomate para acompanhar. Peixe cozido com um toque de limão também é uma ótima opção”, lembrou.

Entre os alimentos que ajudam na desintoxicação, estão as frutas vermelhas, a maça, couve, chá verde, castanhas, água de coco, abacaxi, arroz integral, melancia, gengibre e fibras, que são a aveia, linhaça, cevada e gérmen de trigo. No entanto, a nutricionista alerta que bons hábitos não devem ser adquiridos somente após um feriadão ou nos famosos projetos de verão. “Então além de saber escolher bem os produtos que fazem parte da alimentação diária, é preciso prestar atenção aos horários das refeições, a mastigação correta e à ordem de ingestão dos alimentos. Não descontar as emoções na comida e evitar o excesso de sal e açúcar também é essencial”, orientou.

Dieta desintoxicante

Entre as dietas mais procuradas nesta época, está a dieta da desintoxicação, que consiste na privação de contato com toxinas. “A principal finalidade da desintoxicação é a renovação no funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia de todo o corpo”. Sucos naturais, vegetais, alimentos naturais não processados, farelos e chás de ervas estão no cardápio desta dieta.

“Apesar de ser baseada em alimentos saudáveis, essa dieta não deve ser seguida por muito tempo, muito menos sem orientação nutricional”, recomenda. A nutricionista ainda ressalta que esta dieta não deve ter a finalidade de perder peso.

Receitas de sucos desintoxicantes

– 1 cenoura;

– 1 pepino (com casca);

– ½ beterraba média e crua;

– ½ xícara de chá de talos e folhas de hortelã;

– 1 suco de limão e raspas da casca.

Modo de fazer:

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.

Suco desintoxicante e digestivo

– 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos;

– 1 cenoura;

– 1 xícara (chá) de talos de erva doce;

– 1 suco de limão e raspas da casca.

Modo de fazer:

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.

Suco desintoxicante e energético

– 4 cenouras;

– 1 maçã;

– Suco de 1 limão (sem casca);

– 2 laranjas;

– 1 pedaço de gengibre.

Modo de fazer:

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.

Dicas para uma vida saudável

Para ter uma vida saudável e com longevidade, basta seguir algumas recomendações básicas de alimentação e se exercitar. Aumentar e variar o consumo de frutas, legumes e verduras, comer feijão pelo menos uma vez ao dia, reduzir o consumo de sal, reduzir o consumo de alimentos gordurosos, fazer pelo menos quatro refeições por dia, manter o peso dentro dos limites saudáveis, consumir com moderação alimentos ricos em açúcar e beber água são algumas recomendações da nutricionista Juliana Murguero. “Acumule pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas, jogue bola, dance, enfim, mexa-se”, conclui Juliana.

[soliloquy id=”109386″]