Clima

Tempo chuvoso e com trovoadas permanecerá ao longo desta segunda-feira

Céu limpo e temperaturas mais altas somente a partir de sexta-feira

A semana começou com tempo chuvoso, trovoadas e temperaturas mais baixas. Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira os termômetros marcaram 17ºC na região Sul de Santa Catarina, o que não deve mudar muito ao longo do dia, chegando à temperatura máxima de 19ºC. A chuva deve permanecer de forma intensa até por volta das 21 horas e estará acompanhada de trovoadas intensas, segundo publicação do site Engeplus.

Segundo o climatologista Márcio Sônego, da Epagri de Urussanga, durante a madrugada e manhã desta terça-feira ainda chove, mas de forma menos intensa. Já pela tarde não deve chover, mas o céu continuará nublado. Tempo fechado, mas sem chuva, deve ser a condição de quarta-feira. A temperatura será de 15ºC a 22ºC, com chances de garoa a noite. O sol volta a aparecer na quinta-feira, mas ainda entre muitas nuvens. Também existe chance de garoa durante a madrugada e manhã de quinta-feira.

"O tempo muda mesmo na sexta-feira, quando o céu limpa de vez e a temperatura sobe, chegando até aos 28ºC. Inclusive, o final de semana será com tempo bom, mas é bom aproveitar porque tem previsão de mais chuva para a próxima segunda-feira", revela Sônego. Ele informa que já choveu cerca de 40 milímetros em Criciúma e estão previstos mais 50 milímetros. "A média de chuva deve ficar em 90 milímetros, o que já repõe a água que estava faltando na região. Isso restabelece aos poucos a situação da estiagem e deve repor a água na barragem do rio São Bento, também aos poucos".

O vento Leste já está presente no litoral Sul e estará mais forte durante a tarde desta segunda-feira. Chegando aos 30 km/h, o vento Leste no mar exige atenção dos pescadores em pequenas embarcações. De acordo com o climatologista, haverá vento na região litorânea ao longo de toda a semana, com variações entre Leste, Leste Sudeste e Nordeste.