Geral

Governos de Criciúma e Içara elaboram ações de mobilidade nas imediações do Nações Shopping

O empreendimento deve ficar pronto em abril de 2016. As Secretarias de Planejamento das duas prefeituras buscam elaborar soluções para a melhoria da mobilidade urbana aos arredores do shopping.

O secretário municipal de planejamento e desenvolvimento econômico de Criciúma, Jader Westrup, o secretário municipal de planejamento de Içara, Arnaldo Lodetti e representantes da direção do Nações Shopping, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (26), no showroom do empreendimento para discussão e elaboração de projetos que possam contribuir para o crescimento adequado e organizado na região onde o Nações Shopping está sendo construído.

A chegada do Nações Shopping, no bairro Próspera, promete revolucionar aquela região e alavancar ainda mais o crescimento de toda a cidade. O fluxo de movimento vai aumentar, Criciúma será o destino de milhares de consumidores todos os dias. Para atender a demanda alguns pontos precisam ser observados e algumas medidas precisam ser encaminhadas a fim de garantir, principalmente, a mobilidade urbana naquela região.

“Os acessos na região do shopping não estão preparados para receber o movimento que é estimado, é preciso fazer algumas intervenções para evitar transtornos. O fluxo de veículos e pessoas vai, inevitavelmente, ser maior. Não sabemos afirmar com precisão, mas é certo que vai aumentar. Precisamos de mudanças na Avenida Centenário e até mesmo na SC-445, rodovia que liga Criciúma até Içara”, explica o secretário de planejamento e desenvolvimento econômico de Criciúma, Jader Westrup. “Todas as intervenções estão sendo planejadas por técnicos da nossa secretária e também da secretária de planejamento de Içara”, completa.

“A chegada do Nações Shopping é uma grande conquista para o toda região Sul. O empreendimento vem suprir a carência de um espaço de lazer e entretenimento. Sem dúvidas, o shopping vai aquecer a economia local. Uma obra como essa provoca mudanças e para evitar problemas futuros é preciso estar preparado para as mudanças e por isso nossa preocupação em planejar e executar melhorias nas imediações do shopping. Apesar de estar em Criciúma, o Nações Shopping tem ligação direta com Içara, por isso vamos executar esses projetos juntos”, enfatiza o secretário de planejamento de Içara, Arnaldo Lodetti.  

As análises serão encaminhadas ao Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra, já que envolve mudanças numa rodovia estadual, a SC-445. “Todas as nossas sugestões serão apresentadas aos técnicos do Deinfra, eles podem contribuir na elaboração desses projetos. Mas o objetivo é um só: o crescimento ordenado e o desenvolvimento do bairro Próspera e consequentemente toda a região”, frisa Westrup.  

O Nações Shopping é parceiro na execução dos projetos. “Existe um Termo de Compromisso assinado pela diretoria do shopping que específica algumas das medidas compensatórias que devem ser feitas pelo investidor para os municípios, principais envolvidos na construção do empreendimento”, afirma o secretário de planejamento de Criciúma. “Os técnicos do shopping estão cumprindo com as nossas solicitações”, complementa.

Sobre o Nações Shopping

O empreendimento do Grupo Almeida Junior terá 90 mil m² de área total construída e 37 mil m² de espaço locável, que serão ocupados por 15 lojas âncoras e megalojas, hipermercado e bricolagem, e outras 158 lojas satélites. O local ainda terá estacionamento para 1600 carros, com 800 vagas cobertas. Com a abertura, serão criados aproximadamente 2500 empregos diretos. Um investimento de mais de 250 milhões de reais.

Colaboração: Ioton Neto / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

[soliloquy id=”142873″]