Educação

Violência sexual infantil

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Não bastassem todos os problemas que o Brasil enfrenta, é assustadora a forma como cresce a violência infantil nas mais diversas formas: física, psicológica, negligência, enfim tantas outras, mas nada é mais assustador do que o abuso e a exploração sexual que compromete a formação da personalidade e a saúde mental da criança. E mais agravante ainda é que na maioria das vezes acontece dentro do próprio lar, onde deveria haver segurança, amor e respeito.

Dados estatísticos trazem à tona essa triste realidade, e apontam que um em cada quatro casos (25%) de violência sexual infantil no país atinge crianças de até um ano, e três em cada quatro (75%) a vitima tem até nove anos. Na maioria das vezes ficam no anonimato por medo da reação do agressor, e outras vezes mesmo  denunciadas falta o rigor da lei  para a devida punição, levando à descrença na justiça que é lenta e e quase sempre  inoperante.  

Toda violência é danosa ao ser humano, mas a violência sexual contra crianças de qualquer idade, em qualquer parte do mundo é o pior ato que pode ser praticado, pois destrói vidas inocentes, famílias, projetos de vida. Quem as pratica não pode ser chamado de ser humano. São monstros insanos que não merecem ocupar espaço no Planeta. Às vezes as pessoas comparam a “animais” tais indivíduos, mas é uma comparação equivocada, pois entre os animais, apesar de irracionais, existe o respeito mútuo, ausente no “ser” que diz humano, mas de humano nada tem.

Podemos comparar uma criança a uma folha em branco onde os adultos podem ensiná-la a escrever as mais belas lições, pois pela imaturidade que lhe é própria é capaz de rápida absorção, tal qual uma esponja absorve a água. No ambiente familiar a criança tem seu contato inicial com a sociedade e para ela levará as lições recebidas em casa. Se for amada saberá amar, se for respeitada aprenderá respeitar, ser for maltratada também será má, se for violentada violenta será, pois entende que o adulto é seu modelo, um exemplo a ser seguido. É na família que as referências são buscadas, pois é o primeiro contato com o mundo, mas lamentavelmente  é ali que a violência começa e tem tomado dimensões assustadoras nos últimos tempos, em especial o abuso sexual.

De acordo com especialistas e já provado cientificamente, os primeiros anos de vida da criança são determinantes para a formação de sua personalidade. Mas, o que pode pensar uma criança que é abusada sexualmente dentro do próprio lar por amigos, vizinhos, parentes, padrasto  e não poucas vezes pelo próprio pai? Que pai é este,  capaz de destruir seu maior patrimônio? Que mães são estas que colocam dentro de suas casas namorados, amantes, padrastos que roubam a infância de suas crianças e não tomam atitude? Mas, não é apenas nos lares que o caos da violência se instalou. Ela está em toda parte: nas igrejas, nas ruas, e lamentavelmente nas escolas… Que triste realidade!

Vale lembrar que do desenvolvimento emocional da criança depende a democracia que tanto queremos. Pensemos nisto!