Economia

Empresa multinacional chega em agosto a Tubarão

Agora só falta definir o terreno. O governo do estado se comprometeu em auxiliar na terraplanagem do espaço de 90 hectares.

Enviar engenheiros para residir em Tubarão em um período de quatro meses é uma das intenções da multinacional italiana Cimolai, que pretende instalar-se em um terreno que hoje pertence à Tractebel Energia. O anúncio foi feito durante a visita de representantes da empresa à Cidade Azul.

Outra garantia repassada às autoridades locais é que a instalação da fábrica italina começará em agosto. Mas ainda falta definir a questão do terreno. “As conversações estão muito boas. Nos próximos dias, vão evoluir mais”, revela o vice-prefeito de Tubarão, Pepê Collaço. O vice adianta que possivelmente deve ser feita uma concessão ao município até 2028. Após esta data, os 90 hectares de terras serão doados às empresas que se instalarão no condomínio industrial.

Em reunião quinta-feira, entre o governador Raimundo Colombo, representantes da prefeitura de Tubarão e empresários italianos, ficou acordado a participação do estado na vinda das multinacionais. Além dos incentivos fiscais já estabelecidos, o governo ajudará na terraplanagem.

O investimento inicial é estimado em R$ 15 milhões. “Pode ser que haja alguma contrapartida do município”, adianta Pepê. A princípio, serão aterrados apenas 15 hectares, espaço destinado à empresa Cimoai.

Agora, falta dar continuidade às negociações com as empresas chinesas e brasileiras também interessadas em se instalar no complexo. A Cimolai é uma das maiores produtoras de aço do mundo. Se instalar-se em Tubarão, irá gerar 600 empregos diretos.

O condomínio

• O ponto forte do condomínio industrial de Tubarão será a construção civil.

• A área será construída em uma área de 229 mil metros quadrados. Contará com um hotel de 250 apartamentos, restaurante, complexo para 380 escritórios, heliponto, creche, academia e centro médico.

• Até o momento, a italiana Cimolai foi a única que assinou um acordo com o município.  

Notisul