Geral

Malha viária recebe retoques constantes em Rio Fortuna

Foto: Divulgação

A Secretaria de Transportes e Obras de Rio Fortuna tem realizado serviços de grande importância para os munícipes.  Devido ao bom tempo que predominou nas últimas semanas, foi possível atender a várias solicitações e concluir os retoques na malha viária.

O responsável pelo setor, Romírio Schueroff destaca que, praticamente toda a malha viária do município, de aproximadamente 800 quilômetros, foi recuperada este ano com serviços de limpeza, alargamento, patrolamento e lastreamento de areão.  “Nos últimos dias foi possível retocar os trabalhos que já foram realizados, garantindo assim a trafegabilidade durante o período mais crítico do ano em que as chuvas devem ser frequentes”, mencionou o secretário de Obras.

No último mês, os serviços se concentraram nas estradas gerais das comunidades de Rio Café e Morro do Gato. Nas localidades a pista foi patrolada e, em alguns locais mais críticos, alargada, permitindo maior fluidez e segurança no trânsito.  Dois desvios também foram realizados nas referidas comunidades, alterando a rota em alguns metros.   “O objetivo é sempre proporcionar mais fluidez, melhorando o trânsito local. Com as alterações nas vias, será dobrada a capacidade de fluxo, permitindo que dois veículos sigam simultaneamente”, resume Schueroff.

Em janeiro, a Secretaria de Transportes e Obras irá funcionar com escala de plantão, e em fevereiro retorna ao cronograma normal.

Panorama do ano

Durante o ano, o trecho do Centro até as comunidades de Rio Chapéu, Capoeirão, Bracinho e Rio dos Bugres foi revitalizado. Intervenções foram realizadas nas estradas gerais de Rio Bravo Baixo, Alto Rio Fortuna, Rio Claro e Rio Café. As estradas vicinais nas localidades de Rio Azedo, Rio Branco e Rio Indaial também foram beneficiadas com os melhoramentos.

Além disso, mais de 30 pontes foram recuperadas e reformadas pela Secretaria de Transportes e Obras.  A meta da administração é buscar recursos junto ao Governo Federal para possibilitar a recuperação de pontes danificadas, bem como a construção de novas. “A intenção é substituir pontes que são de madeira por pontes de concreto, com alargamento maior e mais segurança para o fluxo”, analisa o prefeito Lindomar Ballmann.

Além da zona rural, o perímetro urbano recebeu constantes melhorias no decorrer deste ano, como por exemplo, recuperação do paver (lajotas).  Já a partir de julho, o serviço de limpeza pública foi terceirizado, sendo executado pela empresa Colina Comércio de Plantas LTDA, vencedora da licitação. A mesma realiza a limpeza de ruas e avenidas da cidade, além da pintura das faixas de pedestres, lombadas e meio-fio.

Ações comunitárias para realizar a limpeza de locais estratégicos também foram promovidas pelo secretário Romírio Schueroff, com o objetivo de deixar a cidade mais bonita e agradável sem muitos custos à Prefeitura. No Centro, o mutirão realizou a limpeza das vias no trecho de 1,6 quilômetros, próximo ao Centro Comunitário São Marcos, bem como aos arredores da Avenida Sete de Setembro, no encruzo com a Rua Antônio Luciano Tártare.  A comunidade também se uniu e realizou um grande mutirão no Centro de Educação Profissionalizante – Cedup, na Unidade Básica de Saúde, além de realizar a revitalização do jardim da Igreja Matriz São Marcos.

Colaboração: Késsia Meurer

Notícias Relacionadas

Colisão entre duas motocicletas deixa motociclistas feridos na SC-446 entre Criciúma e Nova Veneza

A aeronave do Saer/Sarasul foi acionada pela Central do Samu 192 para auxiliar no atendimento das vítimas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.