Geral

Juventude e Meio Ambiente é tema de evento socioambiental na Unesc

Programação prevê palestras, debates e atividades em laboratórios

“Juventude e Meio Ambiente” é o tema central da 8ª Semana de Meio Ambiente da Unesc, que ocorrerá a partir de segunda-feira (3/6), no campus da Unesc. A palestra de abertura terá o tema “Justiça Socioambiental e Mudanças Climáticas” e será ministrada pelo assessor do Fórum Nacional de Mudanças Climáticas e Justiça Social, Ivo Poletto, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. Poletto é filósofo, educador popular e assessor de pastorais e movimentos sociais.

O evento será realizado até quarta-feira (5/6), quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Dentro da programação do evento estão previstas discussões sobre os temas “Interface Gestão de Recursos Hídricos em Bacia e Unidades de Conservação – APA da Baleia Franca, Comitês de Bacia dos Rios Urussanga e Araranguá”, “Educação Ambiental”, “Planejamento Urbano e Cidade de Riscos” e “Desenvolvimento Territorial Sustentável em Ambiente Costeiro”.

Além de palestras e mesas-redondas a semana contará ainda com atividades de Educação Ambiental no Laboratório de Recursos Hídricos, ao Centro de Educação Ambiental, ao Laboratório do Ceciesc (Centro de Ciências do Extremo Sul Catarinense) e  Museu de Zoologia.

A ênfase da semana, voltada à juventude, conforme o presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, dá-se pela necessidade de estimular o engajamento dos jovens em torno das discussões ambientais, com o intuito de sensibilizá-los à participação efetiva no movimento pela sustentabilidade planetária.