Geral

Chuva provoca deslizamentos, alagamentos e põe casas em risco no Sul de SC

Duas famílias precisaram deixar suas casas por haver riscos de desmoronamento, uma no bairro Maria Céu e outra no Santa Bárbara.

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Criciúma está desde a madrugada monitorando os pontos mais atingidos pela chuva na cidade. Duas famílias precisaram deixar suas casas por haver riscos de desmoronamento, uma no bairro Maria Céu e outra no Santa Bárbara.

Neste segundo caso, o terreno da residência está ameaçado de ceder por causa da proximidade com as obras do canal auxiliar ao rio Criciúma. A prefeitura se comprometeu a resolver a situação assim que a chuva parar.

No Maria Céu, existe risco de a casa desabar depois de um deslizamento de terra ocorrido na madrugada. Os três moradores estão na casa de familiares.

Algumas ruas do bairro Renascer estiveram alagadas durante a madrugada e quatro famílias tiveram que buscar abrigo com parentes, mas a água já baixou e elas puderam retornar. A Defesa Civil relata alagamentos em Criciúma, Forquilhinha, Meleiro, Ermo, Araranguá e Turvo.

Na Serra do Rio do Rastro, houve um deslizamento que bloqueou metade da pista.

Outro local afetado pela chuva foi o Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma. As quatro primeiras fileiras do espaço destinado à plateia ficaram alagadas. Segundo funcionários, a situação é comum em dias de chuva intensa, uma vez que o teatro está construído em um nível abaixo do terreno em volta e atua como se fosse uma bacia.

Foto: Divulgação

Pela manhã, crianças de uma escola de Criciúma ensaiaram normalmente para uma apresentação prevista para a noite dessa quinta-feira.

Onde mais choveu

De acordo com dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), os dois pontos com maior precipitação em Santa Catarina desde segunda-feira foram no Sul. São os casos de Timbé do Sul (144 milímetros) e Nova Veneza (123).

Em outros cinco pontos monitorados na região a precipitação já passou dos 100 milímetros nos três primeiros dias de outubro, perto da média histórica para o mês inteiro. Esses locais são Araranguá (102 milímetros), Forquilhinha (101), Jacinto Machado (111) e dois pontos em Meleiro (105 e 109).

Dos 20 pontos com maior precipitação em Santa Catarina, 14 estão no Sul.

Com informações do Portal NSC Total

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças