Política

Bolsonaro assinará nesta terça-feira decreto que flexibiliza posse de armas

Texto prevê o aumento do prazo para renovação da autorização de posse de cinco para 10 anos.

Foto: Divulgação

O decreto que flexibiliza a posse de armas de fogo no país deve ser assinado na terça-feira (15) pelo presidente Jair Bolsonaro, durante uma cerimônia no Palácio do Planalto. O texto estava em análise desde a semana passada na Casa Civil, que confirmou a data da assinatura. Assim que aprovado por Bolsonaro, o documento será publicado no Diário Oficial da União.

O texto preliminar prevê o aumento do prazo para renovação da autorização de posse de cinco para 10 anos; restringe a medida para moradores de “cidades violentas” (com mais de 10 homicídios por 100 mil habitantes), de áreas rurais e para servidores públicos que exercem funções com poder de polícia, além de proprietários de estabelecimentos comerciais.

Em todos os casos, a determinação é que a pessoa interessada tenha ao menos 25 anos, demonstre capacidade técnica para manusear o armamento, faça uma avaliação psicológica e obedeça a outras exigências presentes no texto que ainda será divulgado. Para cidadãos que vivam em residências com crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência mental, a nova legislação criará a obrigação de que o responsável pela arma tenha um cofre para guardá-la.

Atualmente, a legislação definida pelo Exército, de acordo com a portaria do Ministério da Defesa, prevê até seis armas de fogo por pessoa, com limitações de tipo — só podem ser adquiridos revólveres calibres 22, 36 e 38; espingardas calibre 20, 28, 36, 32 e 12; rifles calibre 22; carabinas calibre 38; e pistolas calibres 32, 22 e 380. Além de munições e carregadores para os respectivos instrumentos.

Para as pessoas que querem ter a posse, é preciso escrever uma declaração à Polícia Federal explicando por que precisa da arma. O delegado que analisou o pedido precisa conceder a permissão e só depois da autorização do Sistema Nacional de Armas (Sinarm) que o portador pode adquiri-la. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2017, 120 mil armas de fogo foram apreendidas pelo Estado. Do total, quase 14 mil eram legais.

Com informações do Jornal Notisul

Notícias Relacionadas

Bolsonaro sanciona medida que concede R$ 16 bi a estados e municípios

Presidente vetou um dos dispositivos da MP

Operação Network: Polícia civil cumpre mais de 50 prisões e apreende drogas, dinheiro e arma

A investigação começou a partir de uma foto de armamento que a Polícia Civil recebeu em grupos de rede social, onde integrante de organização criminosa estava negociando as armas.

Arma e munições são apreendidas na casa de suspeito de matar a ex-companheira

A polícia militar também encontrou o carro usado pelo suspeito para fugir após o crime

Polícia Civil prende traficantes, drogas e armas durante Operação “Favela do Ucca”, em Araranguá

Ação conjunta contou com cerca de 30 policiais de diversas cidades do Extremo Sul.