Geral

Covid-19: Óbitos em SC estão em aceleração

O número de óbitos diários por Covid-19 mais do que dobrou em Santa Catarina

Divulgação

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quinta-feira (3), o número de óbitos diários por Covid-19 mais do que dobrou em Santa Catarina. Nos últimos 15 dias, foram, em média, 30 mortes diárias, totalizando 464. Já nos 15 dias anteriores, a média foi de 15 óbitos, totalizando 227.

Dessas 464 mortes registradas na última quinzena, a região com mais ocorrências é a Grande Florianópolis, com 104. Em seguida aparecem a região Sul (103), o Vale do Itajaí (86) e o Planalto Norte e Nordeste (65).

Somente no último boletim, foram 43 novos óbitos no Estado. Desde o início da pandemia, Santa Catarina já registrou 3.898 mortes pela doença.

Esse avanço nas mortes já era previsto pelas autoridades. Em novembro, o secretário da SES, André Motta Ribeiro, havia projetado que o descumprimento das regras de distanciamento social elevaria o contágio e acarretaria em uma nova onda de óbitos em Santa Catarina.

Esse aumento no contágio é percebido pela alta no índice de RT, que passou de 1,25 em novembro para 1,4 no começo de dezembro. Isso significa que, em média, 100 pessoas que contraíram a Covid-19 contaminam outras 140.

No fim de novembro, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC) também já havia mostrado preocupação com a situação da doença no Estado. Segundo os secretários, o sistema de saúde catarinense estava à beira de um colapso.

O aumento na procura pelo atendimento de saúde é explicado pelo crescimento significativo dos casos ativos em Santa Catarina. Nos últimos 15 dias, a quantidade de doentes passou de 20,2 mil para 32,6 mil, uma alta de 61%.

Com informações da Rede Catarinense de Notícias

Notícias Relacionadas

Colisão entre duas motocicletas deixa motociclistas feridos na SC-446 entre Criciúma e Nova Veneza

A aeronave do Saer/Sarasul foi acionada pela Central do Samu 192 para auxiliar no atendimento das vítimas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.