Saúde

Fecam estuda intermediar compra de 500 mil doses de vacina para SC

Butantan disse que pode vender doses a estados e municípios, caso Ministério da Saúde não sinalize a aquisição. Fecam analisa possibilidade de compra por parte das Prefeituras de SC

Divulgação

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse, nesta quinta-feira (28), que existe a possibilidade de negociar as vacinas da Coronavac para estados e municípios. Sendo assim, a Fecam (Federação Catarinense de Municípios) monitora a possibilidade da aquisição de 500 mil doses de vacina contra a Covid-19 por parte dos municípios.

Vale ressaltar que a Federação assinou um protocolo para a compra das vacinas ainda em dezembro. Em contato com a reportagem do ND+, a Fecam afirmou que já havia sinalizado para o diretor do instituto, Dimas Covas, o interesse das Prefeituras em adquirir 500 mil doses da Coronavac.

Além disso, explicou que, caso realmente exista a possibilidade da negociação com municípios e estados, a entidade vai retomar as tratativas. Sendo assim, a Fecam fica responsável apenas por intermediar as negociações.

Segundo informações, o Instituto Butantan ofereceu, efetivamente, 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde. No entanto, apenas 46 milhões delas foram adquiridas. A previsão é que os 54 milhões restantes sejam produzidos no início de abril.

Ministério da Saúde diz ter exclusividade de compra

Na noite de quarta-feira (27), o Ministério da Saúde afirmou, em nota, que tem exclusividade contratual para a compra das vacinas, e que tem até o fim de maio para decidir se irá adquirir as doses.

“É preciso que o Ministério se pronuncie, nós estamos no fim de janeiro e essa produção estaria prevista para o início de abril. Não haverá tempo para negociarmos com a nossa parceira [Sinovac]”, explicou Covas na manhã desta quinta-feira.

O presidente do instituto ressaltou, ainda, que é possível negociar a venda dos 54 milhões de doses para estados e municípios brasileiros, caso a Saúde decida não comprar a vacina. Isso não impediria a instituição de efetuar a venda de outras unidades para demais países.

Com informações do NDMais

Notícias Relacionadas

Cão é encontrado dentro de bueiro e mobiliza bombeiros em Treze de Maio

O caso foi registrado na tarde dessa segunda-feira, dia 6

Briga entre homens acaba com desacordado e fuga a cavalo em Criciúma

A luta corporal entre os envolvidos foi registrada na madrugada desta terça-feira, dia 7, em um posto de combustível

BR-101 será bloqueada nesta terça-feira no Sul de SC; confira desvio

Trecho da rodovia federal passa por detonação de rochas a partir das 13h

Laje de prédio em construção desaba e deixa trabalhadores feridos em Laguna

A ocorrência foi registrada na noite dessa segunda-feira, dia 6, na localidade do Mar Grosso