Geral

Chuvas intensas podem voltar durante a terça em SC

Durante o fim de semana e a segunda-feira, SC registrou chuvas que ultrapassaram 190mm em 24h; alagamentos e deslizamentos foram registrados

Divulgação

A terça-feira (2) apresenta indícios de que as chuvas intensas que atingiram Santa Catarina no primeiro dia de março podem voltar, considerando que o alerta da Defesa Civil/SC segue válido até o meio dia.

O órgão destaca que há risco de estragos, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. As regiões com maior risco seguem as mesmas, no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Segundo os dados da Epagri/Ciram, todas as regiões terão chuvas, mas que podem ser mais, ou menos intensas, como visto no dia 1º. Praticamente todo o Estado também deve ter raios e trovões, com exceção da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí.

O dia deve começar com sol, mas ter pancadas de chuva entre tarde e noite no Oeste.

Já a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí terão chuvas no início e fim do dia, enquanto Litoral Norte e Sul, assim como Planalto Norte e Sul, devem ter nebulosidade variável e chuva isolada, com menos aberturas no tempo.

Os períodos de tempo aberto devem favorecer um calor razoável, mas que não chegará a 30°C na maior parte das cidades. No Extremo-Oeste, perto da fronteira, as máximas podem ultrapassar os 33°C.

E, apesar das chuvas, não estão previstos temporais, mas as rajadas de vento devem ser mais intensas especificamente no Litoral Sul, que pode registrar 50km/h de rajada.

No mínimo até sexta (5), o Estado deve sofrer com algumas pancadas de chuva ocasionais, alternando com tempo aberto.

Chuvas acumuladas já bateram quase 200mm em SC
As regiões mais afetadas durante as chuvas de segunda (1º) foram Joinville e Florianópolis, sendo que as cidades do entorno de ambas também tiveram grandes registros.

Em Florianópolis choveu cerca de 191 mm em 24h, o que significa 190 litros de chuva por metro quadrado.

As ocorrências mais comuns foram de alagamentos e deslizamentos, conforme os alertas prévios da Defesa Civil. Contudo, não houve registro de vítimas ou desabrigados. Apesar disso, houve danos em alguns pontos da cidade, que influenciaram no trânsito.

Enquanto isso, o entorno de Joinville somou 188 mm, chegando perto do que foi visto na Capital, e cidades vizinhas, como São José, ficaram como acumulados de 100 mm ao longo do dia.

“A correnteza estava muito forte e o nível do rio subiu bastante. Em alguns pontos, ele chegou a sair da calha. Para a segurança das pessoas que passam por ali, tivemos que interditar a ponte”, explicou Marnio Luiz Pereira, gerente de Proteção Civil, em entrevista ao nd+ Joinville.

A previsão é que até quarta (3) o município do Norte catarinense possa sofrer com pancadas de chuva intensas.

Confira as temperaturas previstas para Terça (2) em SC:

Litoral Norte: 21°C/28°C

Planalto Norte: 16°C/26°C

Grande Florianópolis Litorânea: 21°C/28°C

Grande Florianópolis Serrana: 17°C/26°C

Vale do Itajaí: 20°C/27°C

Litoral Sul: 21°C/29°C

Planalto Sul: 12°C/25°C

Meio-Oeste: 16°C/27°C

Oeste: 16°C/29°C

Extremo-Oeste: 18°C/33°C

Notícias Relacionadas

Brasil conhece adversários do torneio paralímpico de futebol de cegos

Seleção brasileira enfrenta França, China e Turquia na primeira fase

Mulher é achada morta carbonizada após casa ser destruída pelo fogo em SC

Idosa de 96 anos morava sozinha na casa, que ficou destruída em Videira. Identificação não foi confirmada, mas suspeita é que ela seja a vítima, informou a corporação.

Tempo nublado, chuva e frio marcam o domingo em SC

Mínimas na Grande Florianópolis variam entre 3°C e 8°C

Apostadores de SC batem na trave e quase levam prêmio milionário da Mega-Sena

Apostas são de Joinville e Pomerode