Geral

Governadora cita momento da pandemia em SC como “extremamente difícil”, mas volta a descartar lockdown

Governadora em exercício disse que não serão feitos fechamentos "bruscos"

Divulgação

A governadora em exercício Daniela Reinehr (sem partido) reconheceu que o momento atual da pandemia em Santa Catarina é “extremamente difícil”, mas voltou a descartr um lockdown. Em uma entrevista nesta segunda-feira (12), a gestora afirmou que ações “bruscas” de fechamento de comércio e serviços não serão adotadas.

— Quando for possível avançar, a gente avança [ao se referir às medidas restritivas]. Se em caso de necessidade efetiva de recuar, a gente recua, mas o entendimento é de não ter que fazer nenhum fechamento brusco, nenhuma restrição brusca — disse Daniela.

Segundo Daniela, o decreto em vigor passou a ser avaliado semanalmente e as medidas buscam o equilíbrio entre a saúde e a economia. O decreto em vigor atualmente foi publicado antes do afastamento de Carlos Moisés (PSL) do cargo.

— O vírus vai estar aí sabe lá por quanto tempo. Temos já mais de 12 meses convivendo com a Covid e o vírus vai continuar ai. A gente precisa equalizar a saúde pública com os nossos hábitos da vida diária e com responsabilidade, respeitando a economia — afirmou.

O decreto com medidas restritivas foi prorrogado na sexta-feira (9) e passa a valer até as 6h do dia 26 de abril. Comércio de rua e shoppings podem funcionar com limite de 25% da ocupação em horários escalonados — das 8h às 20h e 10h às 22h, respectivamente.

— É um momento extremamente difícil. Ninguém imaginaria receber o estado numa condição como essa que a gente está enfrentando agora. Existe uma necessidade muito grande de lutarmos pelas vidas — comentou.

Santa Catarina ultrapassou a marca de 12 mil mortos e já registrou 834.448 casos de Covid-19. A taxa de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 95,53% nesta segunda-feira. São 139 pacientes que aguardam por um leito de UTI.

Ela defendeu ainda o que chamou de atendimento imediato dos pacientes com a Covid-19. Conforme Daniela, o governo trabalha na elaboração de campanhas educativas que destaquem a importância do tratamento logo nos primeiros sintomas da doença.

— O foco no atendimento imediato, que as pessoas busquem o atendimento diante dos primeiros sintomas e que o estado esteja preparado para tratar cada um dos pacientes, fazer a testagem e isolamento quando necessário — pontuou.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Colisão entre duas motocicletas deixa motociclistas feridos na SC-446 entre Criciúma e Nova Veneza

A aeronave do Saer/Sarasul foi acionada pela Central do Samu 192 para auxiliar no atendimento das vítimas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.