Geral

Governadora garante que buscará mais recursos para atender demandas de Jaguaruna e Laguna

O objetivo é solucionar a situação do assoreamento que prejudica a pesca, responsável pela subsistência de milhares de famílias, bem como a preservação do meio ambiente

Divulgação

A necessidade de desassoreamento do canal da Barra do Camacho, em Jaguaruna, foi constatada de perto pela governadora Daniela Reinehr nesta quinta-feira, 22. A chefe do Executivo estadual garante que o Governo do Estado buscará fontes de recursos para atender as demandas emergenciais e contínuas do local. O objetivo é solucionar a situação do assoreamento que prejudica a pesca, responsável pela subsistência de milhares de famílias, bem como a preservação do meio ambiente. Ainda nesta semana, o Governo Federal se comprometeu a enviar R$ 1,5 milhão para a dragagem da barra. Na manhã desta quinta-feira, a governadora também realizou visita técnica ao Porto Pesqueiro e aos Molhes da Praia da Barra, de Laguna.

“Vamos focar nossos esforços para atender essas demandas. Reconhecemos a necessidade emergencial e a oportunidade de unir esforços para planejar um futuro adequado e condizente com o potencial da região. Atuamos para resgatar a capacidade do nosso povo de trabalhar e para que as regiões se desenvolvam. Precisamos lançar o olhar sobre a infraestrutura de Santa Catarina”, disse Daniela Reinehr.

O roteiro para Jaguaruna e Laguna ocorreu após reunião de trabalho com autoridades realizada na última terça-feira, 20, em Florianópolis. Na ocasião, a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) apresentou um projeto de engenharia para desassoreamento da Barra do Camacho. A obra está orçada em R$ 4,6 milhões.

A governadora informou que o projeto proposto pela Amurel será analisado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, juntamente com a força-tarefa que inclui  Defesa Civil e Secretaria da Agricultura e Pesca, entre outros órgãos, para que sejam feitas as adequações necessárias. “O compromisso é para que a obra do Camacho seja concluída o mais breve possível e com isso melhorar a atividade econômica, pesqueira e a segurança das pessoas”.

Acompanharam a governadora os secretários de Articulação Nacional, Jorge Davi Agostinho da Silva; Infraestrutura e Mobilidade, Leodegar da Cunha Tiscoski; o chefe da Casa Militar, Alessandro Marques; o adjunto da Agricultura, Ricardo Miotto, e o diretor institucional Cidasc, Marcos Roberto Pacheco. Além dos deputados federais Geovania de Sá e Daniel Freitas; deputados estaduais Felipe Estevão e Volnei Weber; prefeitos de Laguna, Samir Ahmad; de Jaguaruna, Laerte Silva; de Tubarão, Joares Ponticelli, além de outras autoridades.

Daniela Reinehr reforçou a importância da atuação de senadores, deputados federais e estaduais, juntamente com os municípios. “São demandas históricas e essa união de esforços fortalece a implementação das ações”, destacou.

Importância do desassoreamento para comunidade

Alex Sander Vargas, 41 anos, é de uma família de pescadores. Ele, a irmã Alexandra e a mãe, Lucilene, receberam com esperança a visita da governadora na região.

“Era para estarmos com os ranchos cheios. Hoje de manhã colocamos a rede e pegamos 10 quilos. É pouco. A nossa lagoa está morrendo. Enquanto isso, os nossos boletos vão atrasando, a gente vai cortando daqui e dali. É muito triste”, contou

O presidente da Associação de Pescadores de Garopaba do Sul, Jaime Mariano Porto, ressaltou que é muito importante a presença da governadora no local. “Precisamos que as obras sejam feitas para a garantia dos nossos serviços e o sustento de nossas famílias.”

Laguna

No começo da manhã, a governadora realizou visita técnica ao Terminal Pesqueiro que, desde 2019, é administrado pela SCPar. Em 2020, foram descarregadas no Porto 6,2 mil toneladas de pescado e 283 embarcações foram atendidas. O local conta com um cais de 300 metros de extensão e três esteiras de recepção de pescados, podendo atracar até 10 embarcações por vez. Na sequência, a chefe do executivo verificou in loco a situação atual dos molhes da Praia da Barra.

“A demanda de Laguna para o desassoreamento do canal da Barra será inserida na pauta da minha próxima visita a Brasília, na semana que vem, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, em conjunto com a nossa Secretaria de Articulação Nacional. Além disso, o Porto Pesqueiro e outras obras de infraestrutura de Santa Catarina também precisam ser incluídos no Plano Nacional de Logística. Nossa meta é fazer parte desse plano e vamos trabalhar muito para que isso aconteça”, reforçou a governadora.

Notícias Relacionadas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.

SC atinge marca de 80% de esclarecimento de homicídios e se aproxima de índice europeu

Número de prisões em flagrante também aumentou em 2024, em comparação com o ano anterior