Geral

Samae inicia interligação entre os sistemas do Centro e de Estação Cocal em Morro da Fuamaça

Trabalhos iniciaram nesta terça-feira, na Rua Júlio Coral

Divulgação

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), de Morro da Fumaça continua os trabalhos de melhoria do abastecimento de água na cidade.

Um dos projetos que começa a sair do papel é a interligação dos sistemas da área central do município e do distrito de Estação Cocal, totalizando em torno de nove quilômetros de rede nova. Nesta terça-feira, dia 25, a equipe do Samae trabalha na Rua Júlio Coral, conhecida como Rua do Capim Graxa. “Esta primeira parte é uma parceria público/privada, já o restante será com recursos próprios do Samae. A interligação dos sistemas irá melhorar ainda mais o abastecimento tanto do centro, quanto de Estação Cocal, além de outros bairros”, enfatiza o diretor-presidente do Samae, Rogério Sorato.

O custo total da interligação entre as redes do Centro e de Estação Cocal é de aproximadamente R$1.373.878,50, com recursos próprios, além de R$ 400 mil, através de emenda parlamentar do deputado federal, Daniel Freitas.

A previsão para este ano é aumentar a rede de abastecimento de água em pelo menos 16 quilômetros. Além disso, está no projeto do Samae de Morro da Fumaça a ampliação das duas Estações de Tratamento de Água (ETAs). “Sempre digo que a municipalização do abastecimento de água foi a maior ação de nosso primeiro mandato, pois mudou a vida dos fumacenses para melhor. Muitos que antes sofriam com a falta de água, hoje não enfrentam mais este problema”, fala o prefeito, Noi Coral.

Esgoto sanitário

O abastecimento de água de Morro da Fumaça foi municipalizado em abril de 2018, e desde então as melhorias são vistas a cada dia. Agora, mais um passo será dado pelo Samae: o esgotamento sanitário. Para isso, o órgão já lançou o edital para a primeira parte do projeto. “É um trabalho que iniciaremos agora com recursos próprios, pois sabemos o quão importante é termos o saneamento básico. Isso é qualidade de vida e saúde da população”, diz o prefeito.

Ainda no ano passado, o Samae revisou o Plano Municipal de Saneamento Básico, que está disponível no seu site. “Em 2021 também iremos ampliar as duas Estações de Tratamento de Água (ETA’s) e universalizar o abastecimento, ou seja todas as casas do município poderão pedir a ligação que teremos redes para atender”, revela Sorato.

Notícias Relacionadas

Tornado atingiu cidade de Santa Catarina, confirma Defesa Civil

Tornado passou pelo interior do município de Passos Maia, no Oeste do estado, na tarde da quinta-feira (2)

Líder religioso é preso suspeito de estupros em Tubarão

Crimes eram praticados em consultas espirituais, segundo a polícia

Incêndio destrói residência e provoca a morte de cão em Balneário Arroio do Silva

Homem é hospitalizado em estado grave após ser atingido por tiro em Balneário Arroio do Silva