Saúde

Mamografia após vacina contra Covid não causa câncer de mama, alerta mastologista

Recomendação é que as mulheres não adiem o exame, mas informem se tomaram a vacina

Divulgação

O comunicado das sociedades de radiologia e mastologia, recomendado que mulheres vacinadas contra a Covid-19 adiassem a mamografia, repercutiu de forma negativa no país e em Santa Catarina. A Sociedade Catarinense de Mastologia alerta que o imunizante em conjunto com o exame não causam câncer e as pacientes não precisam se preocupar.

Segundo a médica mastologista Adriana Freitas, presidente da Sociedade Catarinense de Mastologia, toda vacina provoca uma reação imunológica. Ao receber a aplicação no braço, a imunidade se reflete nos gânglios axilares, o que pode confundir o resultado dos exames.

— No começo os americanos perceberam que aumentou muito a indicação de biópsia e o estresse da paciente. Porque ela não avisava pro radiologista que tinha tomado a vacina e vinham aqueles gânglios grandes na axilas que podem ser sinal de câncer de mama e acabava que o radiologista escrevia que era suspeita, a paciente passava um estresse e, no final de contas, era da vacina — explica a médica.

Com isso, foi publicada uma nota nos Estados Unidos alertando que o efeito da vacina poderia confundir o resultado do exame. As sociedades de radiologia e mastologia do Brasil fizeram o mesmo, com o objetivo de evitar essa confusão, sugerindo que a mamografia fosse feita antes da vacina, ou um mês depois. No entanto, segundo Adriana, a repercussão foi negativa.

— O que a gente quis dizer é: não se assustem se no seu exame aparecer um gânglio na axila, se você tomou vacina. Isso é normal — disse.

Alerta sobre câncer de mama

Conforme a médica, 60% da população não está rastreada para câncer de mama no país, já que muitas pacientes deixaram de fazer o exame durante a pandemia. Por isso, a recomendação é que as mulheres façam a mamografia, e que no questionário do exame, informem se tomaram a vacina contra a Covid-19.

— Os médicos já se estruturam para lidar com essa informação. Não tem que deixar de fazer exame nem adiar. Se avisar que tomou a vacina não tem confusão. Tem que tomar a vacina e tem que fazer a mamografia. O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil — alerta a médica.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Vereadores de Orleans aprovam um Projeto de Lei e duas Indicações

Entre os Projetos de Lei aprovados, estava o que autoriza o patrocínio, no valor de R$ 80 mil, por parte do Município ao evento Rio do Rastro Marathon 2024.

Vereadores de Lauro Müller aprovam Projetos de Lei, Moção e Pedido de Informação

Na ocasião, foi aprovado o Projeto de Lei que veda a nomeação de parentes de autoridades para cargo em comissão ou função gratificada no Legislativo e no Executivo.

Equipe da Cegero está concluindo melhorias que garantem o desenvolvimento do bairro Bela Vista

O presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, sobre os investimentos realizados reforça que se tratam da execução de um planejamento estratégico de melhorias contínuas para garantir o desenvolvimento saudável e com energia de qualidade

Projeto ‘Papo Legal’ aborda desenvolvimento educacional e emocional de alunos do Colégio Satc

Momento de reflexão envolveu a importância da qualidade de vida com a organização da rotina durante o Ensino Médio