Clima

Defesa Civil de SC alerta para risco de temporais com raios e ventania

Frente fria e massa de ar polar no Litoral Sul causam instabilidade no tempo

Divulgação

A Defesa Civil alerta para o risco de temporais em Santa Catarina ao longo desta terça (27) e quarta-feira (28). A formação de uma frente fria e a chegada de uma massa de ar polar favorece a ocorrência do fenômeno, que pode vir acompanhado de raios, rajadas fortes de vento e granizo.

Todas as regiões podem ser atingidas pelos temporais, com ênfase no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Segundo a Epagri, a ventania pode chegar a 80 km/h no decorrer da terça, e se mantém até a manhã de quarta.

A orientação da Defesa Civil é que a população busque abrigo em locais longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados. Além disso, é recomendado ficar longe de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos.

Apesar do risco de tempestade, granizo, ventania e raios, a terça-feira não é marcada pelas baixas temperaturas. O frio, que pode ser um dos piores do Estado em 60 anos, chega na madrugada dessa quarta-feira (28).

O último amanhecer negativo de Santa Catarina foi no domingo (25). Agora a expectativa é para que a temperatura volte a ficar próxima de 0 °C nesta quarta, favorecendo a chance de neve e chuva congelada em áreas como o o Planalto Sul e o Meio Oeste.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.

SC atinge marca de 80% de esclarecimento de homicídios e se aproxima de índice europeu

Número de prisões em flagrante também aumentou em 2024, em comparação com o ano anterior

Sábado terá sol temperaturas de até 36°C em SC; veja como estará o tempo em sua região

Estas condições antecedem uma frente fria