Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista em SC

Fenômeno acontecerá na madrugada de quinta-feira (12)

Divulgação

A chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista em Santa Catarina na madrugada de quinta-feira (12). Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), os observadores de Florianópolis poderão ver uma média de 7 meteoros por hora.

O astrônomo amador Jocimar Justino, membro da Bramon, explica que o fenômeno não é incomum.

— A chuva de meteoros Perseidas acontece anualmente e tem pico no mês de agosto. Ela pode ser vista melhor no hemisfério norte — comentou Justino.

Justino explica que cidades no Norte do Estado podem ter uma taxa maior de meteoros visível durante a madrugada de quinta.

A Perseidas não será vista em cidades localizadas abaixo de cerca de 30 graus na latitude sul. Assim, do Rio Grande do Sul para baixo não será possível a visualização.

Como assistir?

Para visualizar o fenômeno presencialmente, a sugestão da Bramon é que o observador procure um local escuro, preferencialmente longe das luzes das cidades e que ofereça umaboa visão do céu.

A Nasa fará a transmissão do fenômeno em suas redes sociais.

Como acontecem as chuvas de meteoros?

As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra atravessa uma área com maior quantidade de detritos deixados por cometas e asteroides. Quando isso acontece, vários desses fragmentos atingem a atmosfera ao mesmo tempo.

No caso de Perseidas, o planeta cruza o caminho feito pelo cometa Swift-Tutle, que gira em torno do Sol a cada 133 anos.

Quando a Terra cruza a trajetória feita pelo cometa, alguns dos destroços entram na atmosfera terrestre a uma velocidade de 59 km por segundo. Isso faz com que queimem, deixando um rastro de luz.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Eleitores de SC têm até quarta para emitir ou transferir título

Justiça Eleitoral ampliou horário de atendimento presencial em cartórios para atender quem deseja votar nas eleições municipais de outubro

“Temos que escolher quem salvar”, diz policial de SC que atua no resgate das vítimas no RS

Felipe Sommer atua desde quarta-feira (1°) nas cidades gaúchas atingidas pelas chuvas

Chuvas intensas não dão trégua no Rio Grande do Sul

Novo alerta do Inmet é válido até meio dia desta terça-feira

CCR ViaCosteira informa cronograma semanal de obras na BR-101 Sul

Veja as ações a serem feitas entre os dias 06 e 12 de maio. O cronograma poderá sofrer alterações e, em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados.