Geral

Prefeitura de São Ludgero presta auxílio para a Declaração do Imposto Territorial Rural

Prazo aos proprietários de imóveis rurais vai até 30 de setembro e declaração pode ser feita gratuitamente na Secretaria de Agricultura.

Divulgação

Iniciou no dia 16 de agosto e vai até 30 de setembro, o prazo legal para que os proprietários de imóveis rurais façam a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2021. Em São Ludgero, a declaração pode ser feita, gratuitamente, na Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo com a funcionária Denise Nascimento dos Santos.

É obrigatório fazer a declaração toda pessoa física ou jurídica que possui um imóvel rural mesmo que seja isento. Quem mora em São Ludgero e tem propriedades rurais em outros municípios, também poderá realizar o procedimento no município. “A sugestão é que os proprietários não deixem para fazer a declaração na última hora e é preciso que seja apresentado o recibo de declaração do ITR de 2020”, informa Denise.

O Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo, Paulo Sérgio Lorenzetti, reforça a importância dos proprietários estarem em dia com a declaração do ITR. “A Denise está à disposição de todos para auxiliar na declaração, gratuitamente”.

A Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas a rua Padre Auling, nº 236, 1º andar – centro. Mais informações sobre o ITR também podem ser obtidas pelo fone/whatsapp 3657 1791.

Perguntas e respostas sobre ITR:

O que é ITR?

R: O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) é um tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título.

Como é feito o cálculo?

R: O imposto varia conforme o tamanho da propriedade e seu grau de utilização. Quanto maior a quantidade de terra, maior o imposto a ser pago. Quanto mais utilizada (com atividades de agricultura ou pecuária), menor o imposto.

O que não entra no cálculo?

R: São excluídas do cálculo do ITR, por exemplo, as terras com algum tipo de proteção ambiental e as cobertas por florestas.

Qual o destino do dinheiro?

R: Uma parte do dinheiro arrecadado fica com o governo federal e entra no Orçamento da União. A outra parte vai para as prefeituras dos municípios onde as áreas se localizam.

Quem não paga?

R: O imposto não precisa ser pago quando se trata de pequena gleba rural (inferior a 30 hectares*), desde que o proprietário não tenha outro imóvel rural ou urbano; e de terreno rural de instituições sem fins lucrativos de educação e assistência social, quando utilizados na atividade-fim. Mas, é preciso fazer a declaração.

O que acontece com quem não declarar?

R: Quem perder o prazo pagará uma multa, calculada proporcionalmente ao imposto devido. Caso o imóvel seja imune ou isento, também será cobrada multa. Além disso, quem não declarar ou não pagar o ITR não consegue vender o terreno rural nem obter financiamentos.

Notícias Relacionadas

Tornado atingiu cidade de Santa Catarina, confirma Defesa Civil

Tornado passou pelo interior do município de Passos Maia, no Oeste do estado, na tarde da quinta-feira (2)

Líder religioso é preso suspeito de estupros em Tubarão

Crimes eram praticados em consultas espirituais, segundo a polícia

Incêndio destrói residência e provoca a morte de cão em Balneário Arroio do Silva

Homem é hospitalizado em estado grave após ser atingido por tiro em Balneário Arroio do Silva