Geral

Oito das 10 regiões de SC estão com falta de chuva desde 2019

Meio-Oeste é a região mais seca, com 1.158 milímetros negativos de precipitação esperada

Divulgação

Desde maio de 2019, grande parte de Santa Catarina tem registrado chuva abaixo do esperado. Conforme dados da Epagri/Ciram, oito das 10 regiões do Estado estão com acumulado negativo, comparado à média histórica, o que coloca algumas áreas em estado de alerta para estiagem.

O Meio-Oeste é a região mais seca, com 1.158 milímetros negativos de chuva esperada, entre maio de 2019 e julho de 2021. As outras regiões com acumulado negativo são Oeste, Extremo-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis serrana.

Apenas a região litorânea da Grande Florianópolis e o Litoral Norte do Estado têm saldo positivo de precipitação no período.

Veja a anomalia de chuva no período em cada região:

Divulgação

Efeitos da estiagem

Conforme Guilherme Miranda, pesquisador de hidrologia da Epagri/Ciram, a falta de chuva preocupa, pois a primavera deve continuar seca, afetando a disponibilidade de água para as atividades econômicas, para o abastecimento público e para consumo dos animais. Para ele, Santa Catarina vive uma situação atípica.

— A maior preocupação na área agropecuária seria a dessedentação de animais, principalmente na região do Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste, na bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura. No litoral Sul e Vale de Itajaí, a preocupação é ter água para atender às necessidades das plantações de arroz irrigado, pois a fase é de preparação do solo e início do plantio — explica.

Inverno mais seco em 2021

Julho e agosto deste ano foram meses secos para todo o Estado. O acumulado de chuva foi negativo em todas as regiões. A média histórica de precipitação em agosto na região Oeste, por exemplo, é de 153,5 milímetros, mas até esta segunda-feira (23), choveu apenas 18,3 milímetros.

Segundo a meteorologista da Epagri, Gilsânia Cruz, agosto deve terminar com déficit de chuva para todo o Estado.

— Na quarta e quinta-feira desta semana podem ocorrer alguns temporais localizados no Estado, e mais nos dois últimos dias de agosto. Mesmo com essa possibilidade, não há perspectiva de uma chuva significativa que reverta a situação. Agosto deve terminar com chuva abaixo da média em todas as regiões — explica a meteorologista.

Veja a comparação de chuva em agosto em cada região:

Divulgação

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Com um jogo a menos, Tigre é 10° colocado no Brasileirão

Motorista fica preso às ferragens após carreta tombar na BR-101 em Criciúma

O trânsito está sendo desviado pelo acostamento, sem previsão de liberação

Trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos será bloqueado

A previsão é que as pistas fiquem interditadas por cerca de três horas

Serra do Rio do Rastro será interditada no próximo final de semana

Rodovia estará fechada no próximo final de semana para o Rio do Rastro Marathon 2024