Educação

Termina hoje prazo para pedidos de reaplicação do Encceja

A prova será aplicada nos dias 13 e 14 de outubro

Divulgação

Termina hoje (4) o prazo para pedidos de reaplicação do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O exame é destinado a jovens que não concluíram os ensinos fundamental ou médio e desejam ter a certificação da conclusão dessas etapas de ensino.

O prazo inicial para o requerimento até ontem (3). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como o sistema foi suspenso no dia 31 de agosto para “ajustes pontuais”, os candidatos foram autorizados a fazer o pedido até às 23h59 deste sábado.

A reaplicação é uma possibilidade para quem não realizou a prova por problemas logísticos no local ou por sintomas de doenças contagiosas previstas no edital no dia ou na véspera. Entre elas, foi incluída a covid-19.

Para solicitar a reaplicação, é preciso apresentar a documentação e diagnóstico feito por um médico, cadastrado no conselho da profissão. Já para as hipóteses de problemas logísticos, como situações de falta de energia elétrica, é preciso descrever o episódio para justificar o requerimento.

O Encceja foi aplicado no último domingo (29). A prova foi feita em 622 cidades nos 26 estados e no Distrito Federal.

A reaplicação ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro. Nessa data, a prova também será aplicada para pessoas privadas de liberdade.

Com informações da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

PM descobre novo desmanche de carros em Criciúma; um homem foi preso

Jovem, de 25 anos, foi detido em flagrante; ele desmanchava um Jeep/Compass com placas de um município do RS

Vereadores de Orleans aprovaram três Projetos de Lei, três Indicações e um Requerimento

A 14ª sessão ordinária foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 6, sob a presidência da vereadora Maiara Dalponte Martins (MDB).

Vereador sugere que Poder Executivo crie programa social voltado ao esporte, em Lauro Müller

A Indicação nº 20/2024, de autoria do vereador Ricardo Fontanella (PP), foi apresentada durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 6.

Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas