Geral

Malpi reabre espaço de exposições da Casa de Pedra, após o restauro

Uma visita guiada foi organizada para idosos, moradores da cidade e imigrantes haitianos

Divulgação

O espaço expositivo da Casa de Pedras, que fica anexo ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), de Orleans, foi reaberto nesta quinta-feira, após o restauro do espaço. Uma visita guiada foi organizada para idosos, moradores da cidade e imigrantes haitianos, no espaço Expositivo da Imigração Conde D’Eu.

A visita é uma contrapartida do Prêmio Elisabete Anderle de apoio à Cultura, de 2020, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e fez parte da programação Cultural em comemoração ao aniversário de 108 anos do município de Orleans.

O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, participou do momento, desejando as boas-vindas aos presentes. Conforme a diretora do Malpi, Valdirene Boeger Dorigon, os visitantes foram recepcionados e apresentados ao projeto de Conservação da Casa de Pedra. Com a premiação o espaço teve o seu assoalho restaurado, sendo que o local recebeu um sistema de drenagem, com o objetivo de dar escoamento à água, que ficava represada embaixo da edificação, diminuindo a umidade.

Os visitantes receberam uma palestra, onde se tratou sobre a imigração e colonização de Orleans e a construção do Museu. Depois eles seguiram no espaço, recepcionados por atores, interpretando o Conde D’Eu e Princesa Isabel, no espaço restaurado da Casa de Pedra. “Eles foram apresentados ao espaço e o acervo e depois uma visita ao Museu ao Ar Livre”, relatou Valdirene.

Notícias Relacionadas

Cibersegurança é tema de debate na UniSatc

Evento, o segundo do ano voltado ao tema, reuniu professores, acadêmicos e especialistas

SC declara emergência em saúde após explosão de casos de doenças respiratórias e internações

Decreto de emergência tem validade de 180 dias, segundo o governo estadual

Despedida do El Niño em SC terá maio chuvoso e início de inverno com pouca chance de neve

Previsão para o próximo trimestre indica chuva e temperatura acima da média, com "virada de chave" depois da chegada do inverno

Gabigol consegue efeito suspensivo no CAS e pode voltar a jogar

Ele fora punido a 2 anos de afastamento por fraude em exame antidoping