Geral

Diretora do Instituto Butantã abrirá o SENPEX 2021

As inscrições para o evento seguem até dia 23 de outubro, e ele será realizado no formato on-line

Divulgação

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizará de 26 a 28 de outubro o XII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SENPEX). Para a palestra de abertura do evento, prevista para às 19h, será com a Diretora do Centro de Desenvolvimento Científico e Pró-Reitora da Pós-Graduação do Instituto Butantã, Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni, abordando a importância da ciência de uma forma geral.

As inscrições para o evento seguem até dia 23 de outubro, e ele será realizado no formato on-line. Conforme a coordenadora de pesquisa, Ana Paula Bazo, a programação foi pensada com base no tema do evento deste ano, que é Ciência e Debates Contemporâneos.
Para o segundo dia, estão previstas organizadas por áreas. Sendo educação, saúde, direito, agroveterinárias, administração e Ciências Contábeis, e Engenharias e Tecnologias. No terceiro dia, acontecerão as apresentações de artigos científicos.

O SENPEX

O SENPEX é realizado, anualmente, desde 2009 e vêm aprimorando sua programação, o que contribui para a participação efetiva da comunidade acadêmica e aumento das apresentações e publicações de trabalhos científicos.

Primeiro dia – Abertura às 19h, com a Diretora do Centro de Desenvolvimento Científico e Pró-Reitora da Pós-Graduação do Instituto Butantã, Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni – Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro (1996), Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Farmacologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pelo Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento da Universidade de São Paulo (2011). Diretora do Centro de Desenvolvimento Científico e Pró-Reitora da Pós-Graduação do IBu, desde 2018, Vice-coordenadora da Escola Superior do IBu-ESIB, desde 2019 e membro da Coordenação do Laboratório Estratégico de Diagnóstico-COVID-19, desde março/2020.

Segundo dia – 27/10

1 – Aproveitamento sustentável dos resíduos orgânicos em processos de biorrefinaria – Horário: 19h às 20h30

Palestrante – Professor Dr. Fernando Almeida Santos – Pesquisador Universitário e Empreendedor em Inovação no Setor de Energias Renováveis. Pós-doutor em Bioenergia pela Universidade Nova de Lisboa. Pós-doutor em Engenharia Florestal, Doutor em Bioquímica Agrícola e Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente é Professor/Pesquisador da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e colaborador da Universidade Nova de Lisboa. Orienta e co-orienta estudantes de graduação e pós-graduação em diversas Universidades.

2 – Aprendendo a investir – Horário: 19h às 22h

Palestrante – Lucas Rocco – Sócio fundador da Wise Advisors Agente Autônomo de Investimentos, comentarista de economia da Rádio Som Maior, Formado em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

3 – Como se tornar um arquiteto de software em uma startup americana? – Horário – 19h às 22h

Palestrante – Leonardo Zanivan – Software Architect specialized in SaaS and enterprise systems. – Technical team leader; – Self-learner and passionate for new technologies and research; – Speaker of development events such as QCon, JavaOne, and The Developers Conference; – Postgraduate professor in software engineering classes of Software Architecture, SOA, Microservices, Web Development, Design Patterns, and Java; – Apache committer, Apache NetBeans PMC, SouJava & GUJavaSC Java User Group, JCP member and contributor of Open Source projects. e.g: Hibernate, Weld, Spring, QueryDSL, Keycloak, and Arquillian; – I am most skilled in: Software Architecture, Java/JavaEE/Spring, JavaScript/Node.js, Go, Python, Docker/Kubernetes, Angular, React, PostgreSQL, MongoDB, Cassandra, Security/IAM, DevOps/SRE, Jenkins, Cloud/AWS, Kafka, ElasticSearch.

4 – Educação e ciência: cenários e desafios – Horário – 19h às 22h

Palestrante: Professora Mestre Jaqueline Lidorio de Mattia – Doutoranda no Programa de Bioenergia da Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade Nova de Lisboa com a pesquisa: Educação, Sustentabilidade Ambiental, Energética e Qualidade Alimentar: valoração do caldo de cana. Possui mestrado em Educação pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IF-Sul Pelotas), Especialista em Educação Física e Práticas multidisciplinares na Educação Básica e graduação em Educação Física Licenciatura. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Procuradora e Pesquisadora Institucional. Foi Coordenadora de programas e projetos de extensão na Pró-reitoria de Extensão da UERGS e coordenadora de área do PIBID.

5 – Síndrome pós-COVID – Horário – 19h às 22h

Palestrante – Professor doutor Rubens Belfort Mattos Junior – Médico pela Escola Paulista de Medicina (1970), mestrado em Microbiologia Imunologia e Parasitologia pela Escola Paulista de Medicina (1978), doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina (1985). Livre Docente e Professor Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, Presidente da Academia Nacional de Medicina, Presidente do IPEPO-Instituto da Visão. Ex-Presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), da Associação Panamericana de Oftalmologia e do World Ophthalmology Congress. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Academia Brasileira de Ciências, Academia Ophthalmologica Internationalis, Academia Nacional de Farmácia, Academia Brasileira de Oftalmologia e do Conselho Nacional de Ciências e Tecnologia.

6 – SORO EQUINO ANTI-SARS-COV – Horário – 20h31 às 22h

Palestrante – Luis Eduardo Ribeiro da Cunha Doutorado em Medicina Tropical, IOC/FIOCRUZ; Mestre em Gestão Pública pela Escola Superior de Guerra; Especialista em Microbiologia Médica e Comunicação em Saúde/ENSP/FIOCRUZ; Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Servidor do Instituto Vital Brazil (desde 1980); Luis ainda é membro da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro; do Conselho Municipal de C&T de Niterói; da Comissão Científica/CRMV-RJ; e do Instituto Virtual de Fármaco da FAPERJ; Vice-presidente e Diretor Científico interino do Instituto Vital Brazil; Membro da Comissão Estadual de Ética, Bioética e Bem Estar Animal.

Terceiro dia – No dia 28 acontecerão as apresentações de artigos científicos.

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Projetos de Lei, Moção e Pedido de Informação

Na ocasião, foi aprovado o Projeto de Lei que veda a nomeação de parentes de autoridades para cargo em comissão ou função gratificada no Legislativo e no Executivo.

Equipe da Cegero está concluindo melhorias que garantem o desenvolvimento do bairro Bela Vista

O presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, sobre os investimentos realizados reforça que se tratam da execução de um planejamento estratégico de melhorias contínuas para garantir o desenvolvimento saudável e com energia de qualidade

Projeto ‘Papo Legal’ aborda desenvolvimento educacional e emocional de alunos do Colégio Satc

Momento de reflexão envolveu a importância da qualidade de vida com a organização da rotina durante o Ensino Médio

Salsichas envenenadas são encontradas em Lauro Müller

O fato foi descoberto pela ONG Miados e Latidos; os animais que seriam alvo do envenenamento não chegaram a consumir o alimento.